Micro e pequenas empresas geraram cerca de 75% do total de 260.353 oportunidades formais registrados no mês
Em janeiro, micro e pequenas empresas (MPE) criaram aproximadamente 195,6 mil vagas de empregos, conforme informou o relatório elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Este é o sétimo resultado consecutivo em que os pequenos negócios lideram a ageração de empregos no Brasil.
Além disso, as médias e grandes empresas (MCE) também registraram saldo positivo. De acordo com o levantamento, foram 668.257 contratações contra 626.653 desligamentos, ou seja, 41.604 postos de trabalhos criados.
Os setores que mais contribuíram para os saldos positivos foram serviços, indústria de transformação e construção, segundo o Sebrae.
No entanto, houve divergência no setor do comércio, visto que as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo de 27,4 mil e as médias e grandes tiveram saldo negativo de 21,3 mil vagas de emprego.
Ainda de acordo com o relatório, a região Sudeste gerou 67.957 oportunidades de emprego, isto é, um saldo de 7,09 a cada mil empregados. Entretanto, Minas Gerais proporcionou menos oportunidade do que os outros estados.