MG: Sesc impulsiona retomada do turismo com facilidades para comerciantes

Setor procura consolidar a recuperação em meio ao cenário pós-pandemia, a partir da modernização de serviços e adequação às novas necessidades do público. Minas Gerais é destaque no aumento das atividades turísticas nos últimos meses

Fundamental na economia de muitos municípios e responsável por ampla geração de empregos, o Turismo vem se reestruturando no Brasil após um período de dificuldades em função da COVID-19. Entre 2020 e 2021, o setor foi impactado pelas medidas de isolamento necessárias para conter a pandemia e ainda pelas restrições impostas à circulação de turistas que resultaram em quedas nas vendas de pacotes e na ocupação hoteleira.

Com o avanço da vacinação e diminuição dos casos graves da doença, o momento é de recuperação desde o fim de 2021. Segundo pesquisa do IBGE, na comparação entre maio de 2022 e maio de 2021, o volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 45,6%. Foi a 14ª taxa positiva seguida, impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo; restaurantes; hotéis; locação de automóveis; rodoviário coletivo de passageiros; serviços de bufê; e agências de viagens.

Em muitos casos, viagens para destinos que proporcionam o contato com a natureza ou possibilitam a estadia em família em hotéis e outros tipos de hospedagem são vistos pela população como uma opção de lazer segura e viável.

Segundo o levantamento do IBGE, feito em doze estados, Minas Gerais é o que mostra o maior crescimento nas atividades turísticas nesse período: 80,1%. Depois aparecem Rio Grande do Sul (58,7%), São Paulo (50,5%), Bahia (45,8%) e Rio de Janeiro (24,6%). Motivo de muita satisfação para quem trabalha na área. Gerente de Turismo Social do Sesc em Minas, Manoela Lutke reforça que o momento de retomada implica em desafios para o setor, mas pode ser celebrado:

“Sem dúvidas, o Turismo foi um dos setores mais impactados pela pandemia e a recuperação ainda está em andamento, com muito esforço de empreendedores e demais profissionais da área. Esse período de desafios trouxe muito aprendizado e demandou adequações de alguns processos ligados à relação do setor com o público. Alguns exemplos foram a flexibilização nos cancelamentos e as alterações para datas de reservas. Importante destacar que em Minas temos o privilégio de contar com vários destinos históricos, paisagens naturais deslumbrantes, atrações ligadas à gastronomia, ao turismo de aventura e ao lazer em família, e por isso podemos oferecer muitas opções interessantes à população que está voltando a viajar”.

 Ocupação hoteleira

De acordo com o relatório divulgado pela FOHB (Fórum de Hoteleiros do Brasil), a taxa de ocupação dos hotéis no Brasil em maio de 2022 foi de 61,2%. Número 3,4 pontos percentuais acima dos 57,8% registrados em 2019.

Referência há décadas na promoção do Turismo em Minas, o Sesc conta atualmente com cinco unidades de hospedagem no estado: Hotel Sesc Ouro Preto, Hotel Sesc Poços de Caldas, Hotel Sesc Araxá, Hotel Sesc Contagem e Hotel Sesc Venda Nova. Todos eles oferecem diferentes opções de acomodações, além de ampla estrutura de esportes e lazer.

Alguns dos hotéis do Sesc em Minas tiveram a taxa de ocupação superior a 70% nos meses de maio e junho deste ano, superando a média nacional.

Diversificando possibilidades

Além das unidades de hospedagem, o Sesc atua para facilitar o acesso do trabalhador do comércio de bens, serviços e do próprio turismo, seus dependentes e da população em geral a novas experiências de viagens, oferecendo pacotes especiais e outros produtos estratégicos na área.

Quem possui o Cartão do Cliente Sesc tem descontos de até 50% no valor das hospedagens nos hotéis Sesc e ainda na compra de pacotes para destinos dentro ou fora de Minas. É possível saber mais no site www.sescmg.com.br/turismo/ .

Nova fase

Desde o ano passado, o Turismo do Sesc vem passando por uma série de transformações para se tornar mais moderno, mais inclusivo e mais alinhado às necessidades dos turistas no Século XXI. Mesmo com uma atuação de longa data nesse mercado, foram adotadas novas identidades visuais e verbais e uma agência de viagens foi inaugurada, na Rua Rio de Janeiro, no Centro de Belo Horizonte.

Dessa forma, os produtos do Sesc voltados para o Turismo se dividem atualmente em quatro categorias:

● Viaja Brasil – viagens nacionais.

● Viaja Mundo – viagens internacionais.

● Sesc Tour – passeios de 1 dia.

● Rota Sesc – rede de hotéis Sesc em Minas (Araxá, Contagem, Ouro Preto, Poços de Caldas e Venda Nova).

A agência Sesc Viagens e Experiências foi estruturada para oferecer um atendimento individual e personalizado aos clientes desde o momento da escolha do destino. Trata-se da primeira unidade operacional do Sesc no Brasil dedicada exclusivamente ao Turismo.

“Aqui no Sesc, além de nos adequarmos para seguir viabilizando a atividade turística durante a pandemia, estamos sempre nos preparando para os desafios do futuro com a missão de ampliar as possibilidades de viagens e lazer para a população“, afirma a gerente Manoela Lutke.

As informações são da assessoria de imprensa.

Foto: Giselle Dietze/ Sesc em Minas Gerais

Pesquisar