Meteorologia aponta grande volume de chuva em JF nesta quarta

Previsão é de mais chuva na cidade nesta quarta-feira (Foto: Fernando Priamo)

A frente fria chegou na região e já foi possível perceber o maior volume de chuvas em Juiz de Fora nesta terça-feira (11), assim como a queda nas temperaturas, características do fenômeno climático. Os juiz-foranos que estavam acostumados com o calorão nos últimos dias precisaram reforçar um pouco a roupa, principalmente para quem saiu ainda muito cedo de casa. A mínima registrada na cidade foi de 17,5 graus, marcada às 5h da manhã. Já a máxima não ultrapassou os 21,1 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O dia foi marcado pela chuva contínua que atingiu a cidade desde a madrugada e se estendeu ao longo das horas. Segundo pluviômetros do órgão, instalados no Campus da UFJF, o volume de precipitações verificado até por volta das 18h desta terça foi de 20,2 milímetros. Em outros bairros, conforme aferição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o volume do dia foi um pouco maior, como em Passos del Rei, na Zona Norte, e em Santa Efigênia, Zona Sul, onde o acumulado do dia chegou a 26,9 e 26,6, respectivamente.

Para esta quarta e quinta são esperados volumes maiores, podendo superar os 100 milímetros. No boletim do Inmet, divulgado no fim da tarde desta terça, há alerta para condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuvas intensas (ente 30 e 60 milímetros/h ou 50 e 100 milímetros/dia), acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento ocasional (de 60 a 100 km/h) em áreas isoladas da Zona da Mata, válido até às 10h desta quarta.

As temperaturas também devem seguir mais baixas, com termômetros oscilando entre os 16 e os 20 graus. A tendência é de que somente a partir de sexta elas voltem a sofrer elevação, mas nada de muito significativo. A previsão é de índices máximos de até 26 graus até no próximo domingo (23).

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar