Metade dos brasileiros estão superendividados, diz estudo

O Instituto de Defesa do Consumidor Divulgou (Idec) divulgou que 30 milhões de brasileiros estão superendividados, ou seja, não tem condições de pagar suas dívidas. Os dados informados pelo instituto apontam que metade dos brasileiros estão endividados.

Entre os fatores que podem causar o endividamento desta forma está o desemprego, compras por impulso, financiamentos, falta de planejamento financeiro e controle dos gastos.

O economista chefe da Fecomercio-MG, explica que para conseguir ajustar as finanças, o planejamento é um dos principais fatores. “Só assim a pessoa vai ter o vislumbre do que de fato ela recebe e para onde o dinheiro dela está indo, o que ela está gastando. Muitas sem um salário fixo mensal, mas não conhecem o salário líquido, que é quando de fato elas têm em mãos para gastar”, comenta.

Apesar da dificuldade de sair do superendividamento, especialistas alertam que é possível sair deste problema. A organização e busca por alternativas são as principais dicas.

De acordo com Fernando Ferraz, CEO da H3R – fintech brasileira que oferece crédito consciente uma das opções são os créditos consignados, já que tem taxas de juros mais baixas. Segundo ela, é uma troca das dívidas mais caras por outras mais baratas.

Pesquisar