Mês de Maria: histórias, tradições e celebrações

Terços, orações e celebrações com a coroação da Virgem Maria. Estas são algumas das ações que costumam ser realizadas em paróquias e comunidades do mundo inteiro, no mês de maio, em virtude do Mês de Maria ou Mês Mariano.

A tradição surgiu na antiga Grécia. O mês de maio era dedicado a Artemisa, deusa da fecundidade. Algo semelhante ocorreu na antiga Roma, pois maio era dedicado a Flora, deusa da vegetação. Naquela época, celebravam os ‘ludi florals’ (jogos florais) no fim do mês de abril e pediam sua intercessão.

Na época medieval abundaram costumes similares, tudo centrado na chegada do bom clima e o afastamento do inverno. O dia 1º de maio era considerado como o apogeu da primavera.

Durante este período, antes do século XII, entrou em vigor a tradição de Tricesimum ou “A devoção de trinta dias à Maria”. Estas celebrações aconteciam do dia 15 de agosto a 14 de setembro e ainda são comemoradas em alguns lugares.

A ideia de um mês dedicado especificamente a Maria remonta aos tempos barrocos – século XVII. Apesar de nem sempre ter sido celebrado em maio, o mês de Maria incluía trinta exercícios espirituais diários em homenagem à Mãe de Deus.

O Vigário da Paróquia São Lourenço, Padre Rafael, foi convidado por nossa reportagem para falar sobre o mês Mariano, e contar como estão sendo realizadas as homenagens nas comunidades à Mãe Santíssima.

Camila de Souza com informações do https://www.acidigital.com/

 

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

Pesquisar