A medida tem o objetivo de, além de fortalecer os agricultores familiares, aumentar a qualidade da merenda dos alunos
O governo do Estado anunciou medida que promete beneficiar alunos de escolas públicas e agricultores rurais. A partir de agora, merendas escolares serão produzidas com a utilização de produtos da agricultura familiar.
Os editais coletivos publicados no Diário Oficial preveem a compra de 570 toneladas de alimentos para atender 147 mil alunos. O valor do investimento é equivalente a R$ 2,7 milhões.Verduras, legumes, frutas e polpas, arroz, café, leite em pó, carnes e quitandas são alguns dos alimentos que deverão ser vendidos pelos agricultores às escolas.
Em 2018 serão destinados à alimentação escolar R$ 26,4 milhões, sendo que o Estado irá destinar, no mínimo, 30% deste total para compra de alimentos da agricultura familiar.
Desta forma, 759 escolas públicas vão ser beneficiadas com a aquisição de alimentos. Apenas com a agricultura familiar, a previsão é que sejam abastecidas 253 escolas estaduais.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, a medida tem o objetivo de, além de fortalecer os agricultores familiares, aumentar a qualidade da merenda dos alunos.
Os agricultores de todas as superintendências regionais de Ensino de Almenara, Diamantina, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Montes Claros e Januária já estão aptos para vender os produtos.