Mercedes-Benz anuncia antecipação de feriados em função do agravamento da pandemia

Após reunião entre a direção da Mercedes-Benz e o Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora e Região, foi anunciada decisão conjunta pela antecipação dos feriados de Tiradentes (21/04), Corpus Christi (03/06) e Independência (07/09) com recesso para os funcionários entre a sexta-feira (26 de março) e a segunda-feira (5 de abril). Além desses feriados, foram adicionadas à conta duas folgas do banco de horas. A interrupção das atividades produtivas nas fábricas ocorre não só em Juiz de Fora, mas também em São Bernardo do Campo (SP), em função do agravamento da pandemia de Covid-19.

No retorno, de acordo com o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora e Região, Antônio Carlos do Nascimento de Souza, se a situação ainda for grave, a meta é voltar com menos 20% do quadro, para evitar aglomerações. “Pedimos a todos que, nesses dias, fiquem parados e não saiam de casa. Precisamos guardar o lockdown, porque a situação em Juiz de Fora e no país é muito grave.”

Antônio Carlos explica que, depois do anúncio do lockdown pelo Governo de Minas Gerais, os trabalhadores estavam questionando o sindicato sobre medidas preventivas a serem adotadas.
Ainda conforme a liderança sindical, é o momento de reduzir a circulação, a melhor decisão para os funcionários e para a população também. “Os trabalhadores não estão tranquilos para trabalhar. Os números estão aumentando. O pessoal da produção reclamou alguma providência, porque eles estão com medo de sair para a fábrica.”

De acordo com o comunicado emitido pela montadora, a intenção é contribuir com a redução de circulação de pessoas neste momento crítico no país, administrar a dificuldade de abastecimento de peças e componentes na cadeia de suprimentos, além de atender antecipação de feriados por parte das autoridades municipais.

A empresa também anunciou no comunicado oficial que, a partir do dia 5 de abril, irá continuar com as medidas restritivas para a proteção dos profissionais e concederão férias coletivas a grupos alternados de trabalhadores produtivos, de acordo com o planejamento de cada fábrica. ” Assim, teremos um grupo de produção menor mantendo os protocolos de distanciamento, mas continuaremos a atender os nossos clientes com nossos produtos e serviços “, destacou.

Ainda segundo a Mercedes-Benz, a Rede de Concessionários e as oficinas deles devem permanecer em funcionamento, com a adoção das medidas preventivas, com exceção das que estiverem em estados e cidades em que há orientação do poder público de interrupção das atividades. Os trabalhadores de setores administrativos continuarão trabalhando em regime de home office.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar