A menina de oito anos que teve o cabelo cortado e alisado pela madrasta em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, enfrentou mais um teste de autocontrole esta semana. No primeiro dia de aula, após a mudança no visual, ela teve que ouvir piadinhas de um colega de classe, que teria perguntado se ela teria levado um choque, contou a mãe de Bella, Fernanda Taysa. “Ela chegou em casa, depois do primeiro dia de aula, triste, mas não falou nada com a avó. Depois saímos e ela resolveu me contar. Disse que ficou quieta, que não respondeu o menino. Mas sinto que ela não está mais empoderada como antes, está envergonhada”, desabafou a mãe.
A menina passou o fim de semana na casa do pai e voltou com o cabelo alisado e cortado. Segundo Fernanda, foi a namorada do pai que levou a menina ao salão. E ela foi comunicada por telefone, mas quando viu a filha, ficou muito nervosa.
O desabafo virou um post na internet que, até 18h, contava com 112 mil compartilhamentos, 367 mil reações e 148 mil comentários. “É direito dela se sentir bem com a identidade dela, suas raízes, sua história; isso não pode ser violado por vaidade nenhuma, a menos que a mesma queira; e isso eu tenho a convicção que ela não quis”, postou a mãe, nessa segunda (2).
Fernanda também procurou pela escola e contou que, tanto a direção, quanto a professora foram receptivas. Elas esclareceram que o aluno foi advertido e que esse tipo de comportamento não é admitido na escola, que trabalha com o respeito à diversidade. “Vou trabalhando na cabecinha dela a aceitação, o quanto ela é bonita, linda e tudo vai ficar bem”, disse a mãe.
A mãe ainda procurou pelo Conselho Tutelar da cidade, que marcou uma avaliação psicológica para a criança e notificou o pai a comparecer no local. Segundo Fernanda, a orientação da conselheira é que qualquer mudança no visual de Bella seja feita em comum acordo entre pai, mãe e criança.
Agora, Bella, que faz sucesso nas redes sociais com milhares de seguidores, tenta retomar os cachos, molhou o cabelo e vai aguardar ele crescer para continuar postando as fotos dos cachinhos que conquistaram mais seguidores nesses últimos dias.
A mãe disse que Bella ainda não sabe a dimensão que a história dela tomou e nem o que ela representa agora para a população negra que enfrenta preconceitos todos os dias e precisa lutar diariamente para vencer.
O pai e a madrasta da menina, informaram que não vão comentar sobre o ocorrido.
Da redação, com hojeemdia.com
Postado originalmente por: Portal Sete