O Ministério da Educação apresentou na tarde desta terça-feira (23) a nova edição da plataforma Nilo Peçanha, ferramenta que apresenta dados para o cálculo dos indicadores de gestão das atividades desenvolvidas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, formada por 38 institutos federais, dois centros de educação tecnológica, o Colégio Pedro II e 22 escolas técnicas vinculadas às universidades.
A edição deste ano apresenta os dados em relação a 2020. É possível consultar na plataforma digital o número de matrículas e de servidores, além de indicadores de eficiência acadêmica e de cursos ofertados pela educação profissional e tecnológica no país.
As informações da plataforma mostram que houve um crescimento de 47% no número de matrículas em relação ao último ano, ultrapassando 1,5 milhão de estudantes na rede federal.
Segundo o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias Sant’Ana, esse avanço no número de matrículas se deu especialmente em cursos de qualificação profissional.
Durante o evento de lançamento da nova edição da plataforma Nilo Peçanha, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, ressaltou o papel da ferramenta para orientar a gestão acadêmica, de finanças e de pessoas das instituições da rede federal.
Já o Secretário Executivo Adjunto do MEC, José Barreto Júnior, apontou a importância dos cursos profissionalizantes destinados aos jovens carentes.
Para conhecer as informações e estatísticas publicadas na plataforma digital basta acessar plataformanilopecanha.mec.gov.br
As informações são da Radioagência Nacional.
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil