A solenidade contou com a participação da diretoria, conselhos fical e consultivo, diretores regionais e autoridades de Minas Gerais
Foi realizada nesta segunda-feira (9) a eleição da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) para a diretoria do biênio 2025/2026. A solenidade aconteceu na sede da Associação, em Belo Horizonte, e contou a participação da diretoria, conselhos fical e consultivo, diretores regionais e autoridades do estado.
A eleição ocorreu conforme o estatuto da AMIRT e registrou a candidadatura de somente uma chapa, que trouxe Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior como presidente e Bruno Torres como vice-presidente. A diretoria foi reeleita por aclamação.
Mayrinck Júnior relembrou as principais conquistas da Associação no último biênio. “2023 e 2024 nós focamos na instituição e na relevância dela perante a comunidade, foi muito importante consolidar os relacionamentos e as parcerias. [Em] 2024 nós conseguimos vitórias importantes: há 6 anos o rádio do interior não tinha um reajuste em sua publicidade, foi feito um recadastramento em que as emissoras puderam mostrar como eles trabalhavam a venda no interior e pudemos pleitear essa correção no governo estadual, isso foi uma grande vitória”, afirmou.
O presidente destacou ainda os Encontros Regionais promovidos pela AMIRT, que levaram conhecimento e oportunidade networking aos radiodifusores do interior, além do Inovamídia, que reuniu centenas de profissionais da comunicação, incluindo representantes de agências de publicidade, para debater a nova era do rádio e da TV.
“Nós conseguimos mostrar para os mídias e as agências o rádio atual e moderno, que compete igualmente com qualquer plataforma naquela comunidade”. pontuou o presidente.
O vice-governardor de Minas Gerais, Mateus Simões, participou da cerimônia de posse de Mayrinck Júnior e enfatizou o papel da AMIRT na radiodifusão mineira. “Eu fico muito feliz de ver que em Minas Gerais a gente tem condição de comemorar a nossa parceria com a radiodifusão no interior. No Brasil inteiro, os governos dos estados têm muita facilidade de fazer comunicação nas capitais e muita dificuldade de fazer no interior, e em Minas isso não é verdade. A gente consegue fazer uma comunicação que chega a cada uma das nossas cidades a partir da AMIRT. O convênio do governo do estado com a AMIRT para distribuição da nossa publicidade de forma a atender cada uma das nossas rádios, e com isso chegar a cada um dos mineiros, é umas das nossas garantias que o mineiro sabe o que está acontecendo”, comentou o vice-governador.
Simões garantiu que a parceria com a associação continuará nos próximos anos. “A gente conseguiu desenvolver, ao longo desses 6 anos de governo, um trabalho cada vez mais forte e que em 2024 foi ano recorde em qualidade da comunicação realizada. Para 2025 a gente tem certeza que isso vai melhorar ainda mais”, declarou.
O Secretário de Comunicação Social do Estado de Minas Gerais, Bernardo Santos, reafirmou as conquitas da AMIRT junto ao governo do estado. “A gente, de certa maneira, criou esse ambiente de troca de ideias, de muita conversa e muito diálogo para a gente poder trabalhar juntos. Até agora conseguimos atender muitas demandas que a AMIRT e outras entidades levantaram e a gente vai fazer o máximo de esforço para continuar assim, afinal a gente tá aqui para servir ao público.”
Bernardo Santos garantiu que em 2025 as rádio poderão contar com mais publicidades advindas do governo de Minas. “Para o ano que vem a gente já tem uma coisa muito boa: conseguimos terminar nosso processo licitatório de publicidade e vamos conseguir fazer um ano um pouco mais planejado, com continuidade de material publicitário e veiculação nas rádios e TVs. Então, a gente acredita que vai ser um ano melhor para todos. Assim o governo consegue ter mais presença nos meios de comunicação e os meios de comunicação vão conseguir ter um fluxo de caixa um pouco melhor, porque a gente vai está contratando eles com uma continuidade que aparentemente nunca existiu”, finalizou o secretário.
O presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Flávio Lara Resende, pontuou as próximas pautas que devem impactar a radiodifusão. “Eu acho que nós temos aí pela frente a reforma tributária, o fair share, a TV 3.0 e vários outros projetos que será muito importante essa união e esse apoio da AMIRT, principalmente dentro do Congresso Nacional. Mas é uma parceria longeva e que é extremamente importante para a ABERT”.
Flávio Lara elogiou a atuação de Mayrinck Júnior a frente da AMIRT: “O Mayrinck é um guerreiro, é um radiodifusor antenado com as necessidades do nosso setor e é fundamental a gente ter esse tipo de presidente gerenciando essas associações, para que a gente possa ter ainda mais sucesso na defesa dos nossos interesses”, salientou o presidente da ABERT.
Por fim, o presidente reeleito comentou os principais objetivos da AMIRT para o próximo biênio. “Nós próximos 2 anos, 2025 e 2026, nós vamos continuar focando na regulamentação das big techs, essa é uma luta das associações com a ABERT. Regionalmente nós vamos focar novamente nas agências, para continuar mostrando a relevância do meio. Para iniciar 2025, teremos um Encontro Regional em Diamantina no mês de março”, concluiu Mayrinck Júnior.
Comendadores
Além da eleição, a programação incluiu ainda a inauguração dos quadros dos homenageados com a Comenda Januário Carneiro, reconhecimento aos profissionais que contribuíram para o crescimento do setor de radiodifusão no estado.
Bernardo Santos, secretário de Comunicação Social do Estado de Minas Gerais; Emanuel Carneiro, presidente de honra da AMIRT; Lucélia Morioka, superintendente de publicidade; e Lilian Medina, secretária executiva da AMIRT, foram os homenageados e estiveram presentes no momento.
Confira o vídeo: