A MASSAS BOTELHO nasceu em 1991, quando Juliano Botelho deixou sua cidade natal, Araxá, para vir morar em Uberaba. “Meus pais tinham uma pequena rotisseria e um restaurante em Araxá. Fui convidado por um parente a montar uma pequena indústria de massas em Uberaba. Peguei um ônibus e fui para São Paulo buscar minha primeira máquina, que era um cilindro de massa” – conta o empresário, que hoje tem a mais conhecida e bem posicionada indústria do gênero em Uberaba e região.
Tudo começou com a fabricação de massa para macarrão, tal e qual era feito na Rotisseria dos Botelho, em Araxá. “Eu fazia toda a massa, cortava e colocava para secar. Depois saía para vender, a pé, pois eu não tinha veículo. A receita desse macarrão era italiana, cedida por um casal de amigos dos meus pais, que tinham uma pequena indústria de massas em Milão. Quem comprava ou experimentava o macarrão que eu vendia sempre elogiava e queria mais”, conta Juliano.
O sucesso do macarrão aumentava a cada dia e, com o passar dos anos, Juliano sentiu a necessidade de ampliar as opções de massas e inovar. “Comecei a fazer massas coloridas de macarrão. Eram massas feitas com espinafre, beterraba e cenoura. As esteiras onde as massas secavam ficavam na porta da pequena indústria, chamando a atenção de todos que passavam por lá. Num certo dia passou uma pessoa e perguntou se poderia fazer uma reportagem sobre as massas Botelho. Esse jornalista trabalhava para a REVISTA VEJA, mas ele deixou claro que não sabia se a reportagem seria aprovada para divulgação. Quando passou um mês veio a surpresa: uma página inteira falando sobre as MASSAS BOTELHO. Nossas massas coloridas estampadas na revista. Foi um sucesso total!” Daí por diante, a marca se consolidou, cresceu e ganhou projeção além das fronteiras de Uberaba. Tanto assim que as MASSAS BOTELHO estão presentes em Araxá, Uberaba, Uberlândia e várias cidades vizinhas. Vai ainda mais longe, através dos parceiros distribuidores, que levam os produtos “made in Uberaba” para diversos outros estados, incluindo Mato Grosso e Goiás.
Juliano Botelho conta que toda a sua família é ligada à gastronomia, inclusive os homens. Com ele não foi diferente. Herdou do pai esse dom e o gosto pela arte de preparar alimentos. “Meu pai era uma pessoa muito requisitada para fazer pratos nas casas de amigos, assim como na nossa família. Com a convivência e observando o que ele fazia, fui desenvolvendo alguns produtos para que pudesse aumentar o mix da empresa. Alguns itens fabricados pela empresa vieram das receitas cedidas pelos amigos italianos, como a massa para lasanha e massa de macarrão. Outros produtos eu mesmo criei, provei e aprovei”, revela o empresário, cujo talento é por todos reconhecido. Hoje o mix de produtos Botelho inclui massa para lasanha, massa para pastel, massa para pizza, pão de alho, pão de cebola, farofa temperada, rondelle e canellone recheado.
Mas, qual o segredo de tanto sucesso das MASSAS BOTELHO? Juliano não tem dúvida: “nosso diferencial sempre foi usar matéria-prima de qualidade, fazer muitos testes antes da aprovação final do produto, e dar a segurança ao nosso cliente de ter em sua mesa um produto de qualidade. Quem compra MASSAS BOTELHO sabe que não vai errar e o prato preparado vai ser sucesso e terá o melhor sabor. E, claro, muito amor e carinho, pois comida boa só sai se tiver carinho na mão do chef”.
Nesses 30 anos de MASSAS BOTELHO, Juliano Botelho pavimentou uma história industrial de grande sucesso, a ponto de ter uma marca reconhecida mais de 15 vezes no TOP OF MIND e fabricar alimentos de muita qualidade. “Sou uma pessoa muito feliz, que acredita em todos e não vê maldade nas pessoas que estão ao meu lado. Sou amigo, companheiro, prestativo e muito sincero, cheio de amigos, e de muito poucos inimigos. Gosto muito de cozinhar, ter casa cheia; amo meus filhos e minha esposa e minha família”. Juliano avalia também que não faz o gênero “patrão chato”: “quando vejo que algo está errado, sou o primeiro a pular na frente e tentar resolver da melhor forma possível, pois acredito que conversando sempre tem um entendimento entre as pessoas”. E diz mais: “Sou uma pessoa muito simples. Sempre ajudo em casa, na cozinha, cozinhado, lavando e arrumando. Meus filhos são caseiros, gostam de uma boa conversa e de saber histórias das nossas famílias . Dentro da empresa sempre faço um almoço para nossos colaboradores com nossas massas, e isso acaba virando um festa. Minha vida hoje é do trabalho para casa, mas gosto de praticar esporte, em especial o ciclismo. Tanto que meu lema é viver a vida e não viver para a vida. Ter amigos é minha maior alegria. Gosto muito de ir para cozinha fazer uma bela macarronada, seja em um jantar chique ou até mesmo à beira de uma cachoeira, no fogão improvisado de pedra”.
Mas, o que espera do futuro esse empresário de hábitos simples, que trocou Araxá pelo desafio de iniciar um negócio em Uberaba e aqui constituiu família e experimentou o sucesso? “Meus planos para o futuro são continuar com minha empresa, sempre crescendo e inovando os produtos, além de ver um Brasil cada dia melhor”.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba