O ano era 1997 e o encontro foi em Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, onde Markus Ribas registrava um álbum. Quem acompanhou essa jornada sonora foi o jornalista Terence Machado. Com um figurino irreverente, de boina e óculos de sol, Terence gravou entrevista com o músico sentado à mesa de um restaurante. Depois de 26 anos, ele relembra o momento com a reapresentação desse bate-papo. As recordações continuam no programa, com Marku e a banda na coluna “Sessão Alto-Falante”, de 2010. O Alto-Falante com homenagem a Marku Ribas vai ao ar neste sábado (27), às 13h30, pela Rede Minas.
Recordar é viver – Uma reportagem exibida, há 20 anos, no Agenda volta a circular através do “Rede Minas Memória”. O projeto, que resgata as personalidades e a história de Minas Gerais e do Brasil retratadas pela TV pública, garimpou um conteúdo especial. Em entrevista ao programa, Marku Ribas fala sobre a influência dos pais, a vida em Pirapora e relembra o passado de censura nas suas letras. O conteúdo pode ser conferido pelo site memoria.redeminas.tv, no canal da emissora no YouTube (youtube.com/redeminas) e no Instagram (@redeminastv), a partir de sexta (26).
Nas ondas do rádio – A Rádio Inconfidência FM também traz Marku Ribas em uma programação especial, nesta sexta (26). Estúdio 100,9 traz muita música de Ribas a partir das 11h. A atração da noite é o Zona de Conforto, às 20h30, com um repertório dedicado ao artista.
Marku Ribas
O artista de Pirapora, norte de Minas Gerais, participou de clipe e gravação de álbum com Mick Jagger, uma das inúmeras estrelas da música com quem trabalhou em uma carreira pautada no diálogo entre gêneros e estilos. A bagagem de Ribas avançou as melodias e ganhou a telona, onde trabalhou como ator em filmes nacionais e estrangeiros. Sua passagem no movimento contra a ditadura também preencheu um capítulo de sua história. Suas letras foram censuradas, foi preso e teve que se exilar na França, onde deu continuidade a produção artística. Marku Ribas faleceu dia 6 de abril de 2013, em decorrência de um câncer no pulmão, um mês antes de completar 66 anos, que faria no dia 19 de maio.
As homenagens a Marku Ribas começam com o Rede Minas Memória a partir de sexta (26), no site memoria.redeminas.tv, no canal da emissora no YouTube (youtube.com/redeminas) e no Instagram (@redeminastv). Na Rádio Inconfidência FM (100,9), o Especial Marku Ribas será transmitido sexta (26), às 11h e às 20h30. O programa Alto-Falante vai ao ar sábado (27), às 13h30, pela Rede Minas e site redeminas.tv. O público acompanha as atrações das emissoras públicas mineiras, também, pela plataforma de streaming EMCplay.