Mais de 290 cidades mineiras estão sob alerta de tempestades e granizo

A capital e outras 294 cidades estão na lista de alerta em Minas Gerais

Minas Gerais possui 295 cidades que se encontram sob alerta de tempestades nesta quinta-feira (17), incluindo a capital mineira. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diversas regiões do Estado devem receber chuvas de 50 a 100 mm por dia, podendo apresentar também queda de granizo.

Os riscos durante as tempestades incluem o de corte de energia, destruição de plantações, queda de árvores e, principalmente, alagamentos. Um fator que contribui para os possíveis estragos é a possibilidade de que ventos intensos, de 60 a 100 km/h, acompanhem as chuvas.

O Inmet alerta ainda para cuidados como o de não se esconder da chuva debaixo ou próximo a árvores, não estacionar seu veículo próximo a outdoors ou torres de transmissão e evitar o uso de aparelhos eletrônicos, como celulares ou notebooks, conectados à tomada. O órgão também pede que, se possível, desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia durante o temporal

Já no caso de presenciar um acidente, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros, discando para o número 193, ou a Defesa Civil, ligando para o 199. As entidades também estão disponíveis para sanar dúvidas em relação aos perigos das chuvas, locais que devem ser evitados, como se proteger durante as chuvas e outras informações.

Clique aqui para conferir as cidades mineiras que estão incluídas no alerta de temporais.

Chuvas nas demais regiões mineiras

A previsão de chuvas intensas se estende para outros municípios e regiões do Estado, segundo o Inmet. O órgão alerta para precipitações que podem chegar a 100 mm/dia, com previsão de seguirem até às 10h20 desta sexta-feira (18). A previsão inclui mais de 600 cidades, afetando quase todo o estado. Para conferir os municípios citados pelo Inmet, clique aqui.

 

Pesquisar