Mais de 160 mil chaves Pix foram vazadas, confirma Banco Central

Os códigos pertencem ao banco digital Acesso Soluções de Pagamento

O Banco Central informou, nesta sexta-feira (21), que mais de 160 mil chaves Pix foram vazadas. Os códigos pertencem ao banco digital Acesso Soluções de Pagamento.

No comunicado, o Banco Central explicou que o vazamento ocorreu por causa de falhas pontuais nos sistemas de segurança do banco. A instituição garantiu que apesar do vazamento das chaves Pix, não foram expostos dados sensíveis — como senhas ou informações financeiras. Os dados comprometidos são de natureza cadastral, que não permitem o acesso a contas nem a movimentação de dinheiro.

O caso está sendo apurado pelo Banco Central. A autarquia informou, ainda, que vai aplicar ao banco Acesso sanções previstas nos regulamentos vigentes.

Os clientes do banco digital que tiveram os dados vazados vão ser informados individualmente pela instituição financeira, exclusivamente por meio do aplicativo ou do internet banking. Segundo Waldemar Gonçalves Ortunho Júnior, diretor-presidente da ANPD, que é a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, a pessoa que teve seus dados vazados deve seguir uma série de medidas para mitigar os possíveis danos. O manual pode ser visto na página da ANPD.

Por meio de nota, o banco Acesso Soluções de Pagamento reforçou que os dados financeiros e informações sob sigilo bancário dos clientes não foram afetados. A instituição informou que está tomando todas as providências necessárias para garantir a segurança dos dados dos usuários.

As informações são da Agência Brasil.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Anexos para downloads:

Gabrielle Junqueira

Jornalista com experiência em produção de conteúdo para rádio, televisão, revista, portal de notícias e podcasts.

%d blogueiros gostam disto: