Mais de 1.600 pessoas são imunizadas contra gripe em drive thru

Conforme balanço da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 1.636 foram vacinadas no drive thru de vacinação contra a influenza disponibilizado no campus da instituição das 8h às 16h no último sábado (23). A vacinação teve como público-alvo pessoas com 60 anos ou mais; adultos entre 55 e 59 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Segundo a enfermeira da UFJF, Valesca Nunes dos Reis, o serviço transcorreu de forma tranquila, sem intercorrências. “As pessoas participaram de forma bastante ativa, compreendendo a questão do público-alvo. Tivemos 17 pessoas participando da imunização, entre enfermeiros da universidade, docentes, alunos do último período da Faculdade de Enfermagem. Além de enfermeiros já formados, que já passaram pela faculdade, e também se voluntariaram para estar conosco. O Corpo de Bombeiros também ajudou, cedendo uma tenda que permitiu com que pudéssemos ampliar o número de aplicadores e garantir o máximo de doses disponibilizadas”, disse, por meio da assessoria.

Essa é a segunda vez que a iniciativa acontece na UFJF. Na primeira fase, entre os dias 23 e 28 de março, a Universidade imunizou 6.782 pessoas por meio do sistema drive thru. A campanha realizada no sábado está incluída na terceira fase da campanha, e ambas são resultados de parceria entre a UFJF e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). “A universidade, desde o início da pandemia, vem estreitando sua parceria com o Município e com o Estado, principalmente com ações de prevenção como essas. Se pensarmos que vacinamos 1.636 pessoas, é um número bastante significativo para apenas um dia, e que demonstra o papel da universidade e seu compromisso com a sociedade de Juiz de Fora”, destacou Valesca. Não há previsão de uma nova ação deste tipo na UFJF.

A campanha, no entanto, continua até 5 de junho. A imunização é realizada nas 63 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no PAM-Marechal e no Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos da influenza: H1N1, H3N2 e B. Ela é composta por vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso é muito segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha. Ela não imuniza contra a Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar