Maioria das pessoas já usa máscaras nas ruas do Centro

Fiscais de posturas, guardas municipais, agentes de trânsito e de saúde que percorreram pontos centrais na tarde desta sexta-feira (24) perceberam que a maioria das pessoas já usam máscaras de proteção – medida necessária para reduzir o risco de contaminação pelo coronavírus (Covid-19). Apesar disso, em um percurso que se estendeu desde o Parque Halfeld, passando pela frente da Caixa Econômica Federal, na Avenida Barão do Rio Branco e pelos dois pontos de ônibus entre as ruas Santa Rita e Floriano Peixoto, os servidores reforçaram a importância do uso do equipamento de proteção individual e distribuíram panfletos com orientações sobre o uso correto da proteção. Desde a última segunda-feira (20), é obrigatório o uso de máscaras por toda a população em locais públicos e privados e em transporte público e particular (carros de aplicativos e táxis).

Foto: Fernando Priamo

No trajeto, entretanto, foi possível encontrar pessoas que não usavam a proteção. “Eu ainda não consegui comprar, saí rapidinho para vir ao Centro, mas já estou voltando para casa”, relatou uma jovem, 20 anos, moradora do Bairro Santa Luzia. Ela recebeu o panfleto com orientações e também uma máscara de tecido, entregue pelos servidores. Durante a ação, foram distribuídas algumas delas. Mesmo aqueles que já usavam suas próprias proteções, foram receptivos à ação. Contudo, há ainda quem resista. “Eu não quero, não acho que seja necessária o uso de máscara”, respondeu uma senhora que estava no ponto de ônibus próximo à Rua Santa Rita.

O secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), Luis Cláudio Santos Pinto, também participou da ação. “Nós estamos trabalhando desde a edição do decreto, juntamente à Guarda Municipal e à Settra, para fiscalizar o cumprimento das determinações. A ação de hoje tem o intuito educativo e de orientação, não é nenhuma sanção à população. Queremos reforçar a necessidade do uso das máscaras, e os cuidados que as pessoas devem ter no seu dia a dia. Também estamos orientado os estabelecimentos a disponibilizarem máscaras aos funcionários e também a orientarem as pessoas que ainda estão indo a estes locais sem a proteção”. Conforme o secretário, a ação também irá acontecer nas feiras livres de Benfica e de Santa Luzia, neste sábado (25). A programação da próxima semana ainda será elaborada.

Quase mil reclamações sobre funcionamento irregular

De acordo com dados da Semaur, desde a primeira edição do Decreto 13.893, em 16 de março, a pasta já recebeu 983 reclamações sobre estabelecimentos (bares, salões de beleza, clínicas de estética) e tem atuado para atender a cada uma delas. Além disso, 400 máscaras e 42 litros de álcool em gel sem procedências foram recolhidos do comércio irregular. Em fiscalizações noturnas, junto à Polícia Militar, a pasta alega já ter atuado em mais de 300 estabelecimentos da cidade.

Ainda conforme a Semaur, a fiscalização tem sido ostensiva no Centro de Juiz de Fora; nos bairros são realizadas rondas. A pasta ainda acompanha o serviço de abordagem à população em situação de rua, feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar