O maior evento de cervejas artesanais de Minas Gerais está de volta e em 2019 promete uma série de novidades para os amantes da bebida e para todo o meio cervejeiro! Acreditamos que um é pouco e dois é bom, por isso, este ano, o Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. Além disso, a estrutura preparada consolida o festival como um dos mais tecnológico do setor. Este evento tem o apoio da BELOTUR.
A quinta edição do FICC será realizada nos dias 18 e 19 de maio, no estacionamento do Estádio Mineirão, famoso cartão postal da capital mineira, vizinho do Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como patrimônio pela UNESCO.
Depois do Reino Unido, Inglaterra, Bélgica e Alemanha, o evento – que é produzido pela Play Cultural – desta vez vai homenagear os Estados Unidos, país com vasta cultura e tradição no mercado craft beer, famoso pela inovação e pelo exagero em suas receitas.
Outra novidade é a redução do número de cervejarias para 50. Seguindo o conceito de que menos é mais, desta vez o FICC vai valorizar a qualidade de forma a beneficiar o público e também os cervejeiros.
Palco 360
Seguindo a lista de inovações, este ano o festival oferece palco em formato 360 graus, ou seja, ele estará localizado no centro das cervejarias, restaurantes e espaço kids, oferecendo ampla visão dos shows para todos os espaços do evento, facilitando a integração entre público, expositores e bandas.
Por este palco passarão importantes bandas nacionais e mineiras como Dias de Truta,Gamp, Tianastácia, Camisa de Vênus Oficial e RPM, no sábado (18/05). Já no domingo (19/05) o agito fica por conta da Glasgow9, FICC Beer Band, Plebe Rude,Cachorro Grande e Lurex Queen Tribute. Além das bandas, o público também vai curtir o som dos djs Daniel Seabra (Rock Master), Cateb, André Kbça e Motoca.
Vale lembrar que a FICC Beer Band – formada pela Play Cultural especialmente para o festival – vem para sua segunda apresentação. A primeira foi em 2018 com o frontmandos Raimundos, Digão. “A Play Cultural sempre teve o costume de proporcionar boas conexões. Este ano, mais uma vez sob a coordenação artística do baterista Glauco Mendes (ex-Tianastácia e atual Pato Fu), vamos contar com ex e eterno baixista do Barão Vermelho, Rodrigo Santos; o mestre Sax George Israel, do Kid Abelha; e o produtor musical e guitarrista Marcelinho Guerra. Essa gig representa é que o FICC: música de qualidade, integração, parceria, muita alegria e, claro, com as melhores cervejas do Brasil!”, revela Fred Barros, organizador do evento e sócio da Play Cultural.
Tecnologia
O FICC será um dos eventos cervejeiros mais tecnológicos do mundo, com a utilização da plataforma Gofree, que vai sistematizar toda a compra e venda de bebidas, ingressos e estandes. “Com a Gofree colocamos todos os processos embutidos na mesma plataforma, desde a compra do ingresso do evento pelo consumidor até a aquisição dos estandes pelos cervejeiros. Nessa plataforma digital eles têm acesso à planta do evento e podem escolher a localização dos estandes, lembrando que toda a programação está de frente para o palco. Também é possível escolher o modelo do estande, vamos oferecer três tipos com estruturas diferentes”, destaca Diogo Kfoury, organizador do FICC e sócio da Play Cultural.
Ele também destaca a utilização do sistema cashless que organiza o consumo dos participantes, com abastecimento de um cartão de créditos utilizado na compra das cervejas e na parte gastronômica. “Por esse sistema é possível emitir para as cervejarias um relatório personalizado, mostrando até mesmo o perfil do público que consome em cada estande”, afirma.
Ingresso solidário
Alinhado com a questão filantrópica, o FICC está disponibilizando, mais uma vez, a compra de ingressos solidários mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível pelo valor de R$ 35 por dia (1º lote). O valor inteiro é R$ 70, desta forma quem contribuir com o alimento paga o valor da meia-entrada. Toda a arrecadação será encaminhada à cidade de Medina e será destinada a projetos sociais do Vale do Jequitinhonha, região reconhecidamente carente de recursos. Os ingressos são limitados. Eles podem ser adquiridos por meio da plataforma GoFree pelo linkhttps://www.eventosgofree.com/
Sobre o FICC:
O Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) nasceu em 2015, da percepção da necessidade de se criar um evento internacional de cervejas artesanais, no formato de feira, para fomentar o setor, atrair investimentos e possibilitar um contato direto do público com os melhores produtos do mercado. Desde sua primeira edição, o FICC tem o cuidado de abrir portas e debates que possibilitem o crescimento do setor cervejeiro e cultural.
Em 2018 participaram 24 mil pessoas – em dois dias de festival – experimentando mais 500 rótulos de cervejas, embalados por mais de 300 artistas que acompanharam o público no consumo de 60 mil litros de chope.
Sobre a Play Cultural
A Play Cultural fundada há quatros anos surgiu da parceria dos produtores culturais Fred Barros e Diogo Kfoury idealizadores e realizadores do maior Festival de Cerveja de Minas Gerais. A produtora cultural busca o coletivo para gestão, criação, produção e realização de eventos.
Inscrições e informações acesse: https://bit.ly/2HrGxpb
Clique aqui para baixar o vídeo.