Maio Amarelo busca conscientizar pessoas

Chamar atenção da sociedade para o alto índice de acidentes de trânsito contendo mortos e feridos é a intenção do movimento Maio Amarelo, que tem esse mês como referência porque foi em maio de 2011 que a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a década de ação para segurança no trânsito.

Fiscalização e blitz são algumas ações realizadas na campanha - Foto: 13ª Cia PM MAT / Divulgação

Fiscalização e blitz são algumas ações realizadas na campanha – Foto: 13ª Cia PM MAT / Divulgação

Em São João del-Rei, essas campanhas de conscientização nas rodovias começam a surtir resultados, já que o número de acidentes de trânsito teve uma diminuição de 11% nos primeiros meses de 2018, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Segundo o subtenente Edson Pedro Rezende, de janeiro a abril do ano passado, 106 acidentes ocorreram nas rodovias da região, já esse ano foram 94. O subtenente conta ainda que blitz têm sido feitas com regularidade em toda região, para aumentar o trabalho de conscientização, autuar quem tiver infringindo as leis de trânsito e alcançar um número cada vez menor de acidentes.

Conscientização
É preciso estar atento aos detalhes quando o assunto é trânsito, para se proteger e poupar outras pessoas alguns cuidados devem ser tomados na hora de pegar estrada ou até mesmo uma rota municipal. “Usar o cinto de segurança, o assento adequado para cada idade, respeitar os limites de velocidade, fazer uso correto do capacete no caso de motociclistas, não dirigir ou pilotar alcoolizado, dar preferência aos pedestres nas faixas, não usar celular enquanto dirige, ou qualquer coisa que tire a atenção como fones de ouvidos, e respeitar as leis de trânsito são algumas ações básicas que contribuem muito para a diminuição de acidentes e vítimas no transito”, explica o Subtenente.

Além disso o militar ainda diz que evitar acidentes é um dever de todos, uma ação conjunta “Os pedestres também devem contribuir prestando atenção na hora de atravessar, olhando sempre para os dois lados, atravessando somente em locais adequados e evitando o uso de celular nos trajetos. Já os ciclistas devem prestar atenção para estar sempre no mesmo sentido dos veículos, sempre que possível em uma ciclovia e com equipamento de segurança”, conclui.

Primeiros socorros
Em caso de presenciar acidentes automobilísticos a primeira providência que deve ser tomada segundo o assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros, Cabo Cristiano Giovanni, é entrar em contato com os bombeiros para que cheguem rápido até o local. Após fazer o comunicado, é preciso garantir a segurança do local antes de iniciar os primeiros socorros, garantir sinalização para evitar que outros veículos se envolvam no acidente e que o socorrista corra riscos na pista, verificar risco de queda dos veículos em barrancos e precipícios e sua estabilização caso seja necessário adentrá-lo para ajudar a vítima. “Já em contato com a vítima é necessário manter a calma e não removê-la do local a não ser em situações extremas, como por exemplo incêndio ou risco de incêndios. A preocupação em não mexer no ferido é com a coluna cervical, se houver lesão há possibilidade de agravar caso seja removido, então é preciso preservar região do pescoço cabeça” explica o bombeiro. Além disso é importante manter a vítima acordada até a chegada de equipe de resgate e mantê-la consciente. Em casos de sangramentos e hemorragia deve-se fazer uma compressão com pano limpo para estancar o sangue. Giovani ainda lembra da importância de não dar medicamentos a vítima bem como nada para beber ou comer, tudo a fim de preservar a saúde dos envolvidos.

Maio Amarelo
Esse movimento abrange todo o mundo e propõe uma ação conjunta entre poder público e sociedade civil com a intenção de discutir, solucionar e conscientizar a sociedade a cerca de problemas relacionados à segurança no trânsito e como melhorá-la. A cor amarela simboliza atenção e também é a sinalização de advertência, por isso estampa a campanha.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar