Maçarico e outras ferramentas da culinária moderna

Acessórios se tornam uma mão na roda, tanto para cozinheiros amadores, como profissionais

A culinária moderna está repleta de inovações para poder facilitar o trabalho dos confeiteiros e cozinheiros, sejam eles profissionais ou amadores. Nessa esteira de criações, surgiram alguns acessórios que podem otimizar muito o trabalho de quem está preparando o prato do dia. Em muitos casos, as antigas ferramentas só foram adaptadas para também serem utilizadas no preparo dos alimentos. É o caso do maçarico e das tesouras. Por incrível que pareça, eles podem auxiliar muito no trabalho.

Quando for descascar legumes, em vez de utilizar descascadores ou facas, que tal usar um apontador? É isso mesmo. O apontador de legumes pode ser muito útil para retirar a casca e também para decorar os pratos com a ajuda do acessório. As cenouras ficam mais finas; os pepinos, mais lisos; e assim por diante. O sabor e a estética ficam muito mais agradáveis.

Já as tesouras são o curinga do cozinheiro profissional ou amador. Elas podem ser úteis para abrir latas e sachês e até mesmo auxiliar a cortar algum alimento. Claro que em todos esses casos a ferramenta precisa estar devidamente esterilizada. Prática, a tesoura também pode ajudar a deixar a apresentação mais sofisticada com os cortes em alimentos como cebola e salsinha.

O maçarico é outro acessório que caiu no gosto dos cozinheiros ao redor do mundo. Inicialmente, a ferramenta era utilizada para finalizar sobremesas como crème brûlèe e torta de limão. Mas, com o tempo, foi se percebendo que o item poderia ir muito além disso e passar a auxiliar também no preparo de receitas salgadas, que incluem legumes, carnes e queijos. Até mesmo os bares fazem uso do acessório para preparar os drinks.

A grande vantagem é que ele oferece uma chama muito potente, que pode ficar muito mais quente do que qualquer outro condutor de calor. Outro aspecto é a precisão: com ele, não há risco de queimar partes desnecessárias do prato. Ele parece difícil de ser manuseado, mas é seguro e prático. Só é preciso ter cuidado com o fogo.

Outra ferramenta criativa e que veio para auxiliar os cozinheiros foi o descascador de alho. Ter que fazer todo o processo na mão, além de ser exaustivo, pode te deixar com um odor muito forte nas mãos. Com o acessório, é possível descascar vários dentes de alho em poucos segundos. É simples e prático.

Carolina Glogovchan 
Assessoria de Imprensa e Link Building

Postado originalmente por: Portal Sete

%d blogueiros gostam disto: