Nesta segunda feira (2), o presidente Lula tem uma série de reuniões bilaterais. Entre eles estão com o rei da Espanha, Filipe VI; e os presidentes da Colômbia (Gustavo Petro), do Equador (Guillermo Lasso), do Chile (Gabriel Boric), de Angola (João Lourenço), do Timor Leste (José Ramos-Horta).
Marcelo Rebelo, presidente de Portugal, também tem um encontro marcado com o presidente brasileiro ao meio-dia. Rebelo afirmou que Lula deve visitar o país lusitano até março deste ano e ressaltou a importância do presidente brasileiro na agenda Internacional.
Essas reuniões foram agendadas após 20 chefes de Estado virem à Brasília para participar da cerimônia oficial de posse do presidente, número recorde de participações até hoje. Além disso, mais de 120 países enviaram representantes.
No último evento da cerimônia de posse, um coquetel no palácio do Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das nove da noite, acompanhado da primeira dama Janja Lula da Silva. Lá, ele se reuniu com diversas autoridades como o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes.
O vice-presidente Geraldo Alckmin e a segunda dama, Lu Alckmin, também participaram do evento.
Entre os organismos internacionais, ainda participaram da cerimônia de posse representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Associação Latino-Americana de Integração, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.
As informações são da Agência Brasil.
Foto: Agência Brasil