Lula e Alckmin serão diplomados presidente e vice em cerimônia no TSE nesta segunda (12)

Diplomação ocorre após homologação do resultado das eleições e antes da posse, marcada para 1º de janeiro

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB) serão diplomados nesta segunda-feira (12), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A cerimônia, marcada para as 14 horas, estava marcada, inicialmente, para o dia 19 de dezembro, mas teve a data antecipada a pedido da chapa Lula-Alckmin.

A diplomação é um processo que ocorre após a homologação dos resultados da eleição e é um passo necessário para que os eleitos possam tomar posse no dia 1º de janeiro de 2023. A cerimônia também ocorre, em outra data, para os futuros deputados federais, senadores, governadores e deputados estaduais.

De acordo com o TSE, na ocasião, Lula e Alckmin receberão os diplomas que os habilitam a tomar posse como presidente e vice-presidente. O documento é assinado pelo presidente do Tribunal, o ministro Alexandre de Moraes.

Até o momento, a previsão de que cerca de 280 autoridades compareçam ao evento, entre ex-presidentes da República, como Dilma Rousseff e José Sarney, governadores, parlamentares e políticos cotados para integrarem o futuro governo, além de familiares dos eleitos.

As informações são da Itatiaia.

Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert.

Pesquisar