Recursos arrecadados com a exploração dos jogos lotéricos pela Loteria Mineira irão ajudar no enfrentamento à pandemia de coronavírus (covid-19) no estado. Serão destinados R$ 33 milhões ao Fundo Estadual de Saúde (FES) para financiar ações coordenadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), conforme decreto do governador Romeu Zema publicado no Diário Oficial Minas Gerais no dia 8 de maio último.
Neste momento de crise sanitária e financeira, o diretor-geral da Loteria, Ronan Moreira, ressalta a importância da autarquia, vinculada à Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), no apoio a projetos da área social em Minas Gerais. “A Loteria Mineira cumpre, mais uma vez, a sua competência, que é gerar recursos para a promoção do bem-estar social e financiar programas nas áreas de assistência, desportos, educação e saúde”, afirma.
Ronan Moreira lembra que, somente em 2019, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) executou R$ 12,5 milhões em programas de assistência social com recursos da Loteria. “A Loteria Mineira tem quase cem anos de vivência na exploração de jogos lotéricos, de forma ininterrupta, e vem se fortalecendo, cada vez mais, graças ao empenho e à dedicação dos servidores, tanto os atuais quanto os que passaram pela autarquia e contribuíram para a geração de recursos voltados às obras assistenciais no estado”, diz.
O diretor-geral explica ainda que a destinação dos recursos para o FES foi aprovada pelo Conselho de Administração da Loteria – que tem como membros representantes do governador e das secretarias de Fazenda (SEF) e de Planejamento e Gestão (Seplag), além da própria autarquia – e pelo Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin) do Estado.
Governo de Minas