A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu a comercialização do lote de leite condensado da marca Fazendeira, da fabricante Baduy, instalada em Minas Gerais.
Os produtos vetados foram do lote 0681M1, que em testes passados, havia sido interditado preventivamente por 90 dias. O motivo da proibição total do lote de leite condensado Fazendeira é que foram constatados excesso de Estafilococos Coagulase Positiva, uma bactéria que pode causar vômitos, dor de barriga e mal-estar.
O comunicado da ANVISA diz que a empresa Baduy e Cia não vai poder comercializar e distribuir o produto, além de ter que recolher todo o estoque de leite condensado Fazendeira existente no mercado.
Confira a nota da Baduy na íntegra:
“A Empresa Baduy e Cia Ltda., vem respeitosamente em resposta a publicação divulgada pela ANVISA, informar que toda a documentação e esclarecimentos foram prestados aos órgãos competentes (ANVISA e Vigilância Sanitária), inclusive já fora realizado o RECALL do produto na época do ocorrido. Informa ainda que não há nenhuma quantidade do produto em nosso estoque. Além disso, fora feito a rastreabilidade do produto e a quantidade encontrada no mercado já fora recolhida e descartada. Para garantir e certificar a qualidade de nosso produto, imediatamente solicitamos a realização de laudo técnico Certificado pelo Laboratório IBERPHARM No. 140213-74 para pesquisa de microrganismos patogênicos, incluindo Contagem de Estafilococos Coagulase Positiva, NO MESMO LOTE DE PRODUTOS questionado. O LAUDO REALIZADO POR INSTITUTO COM REFERÊNCIA NACIONAL NÃO APRESENTOU NENHUMA IRREGULARIDADE”.