Luciano Huck, Augusto Liberato (Gugu), Raul Gil, Carlos Massa (Ratinho) e Luciano do Valle completam o time dos comunicadores que, além de se destacarem nos veículos de comunicação, também se sobressaem no meio empresarial
Após o sucesso de Sílvio Santos: a trajetória do mito, Fernando Morgado lançou mais um livro que, agora, aborda a vida empresarial dos principais apresentadores do Brasil. Além do dono do SBT, a nova obra de Morgado conta a história, no aspecto corporativo, de Faustão, Ana Maria Braga, Luciano Huck, Augusto Liberato (Gugu), Raul Gil, Carlos Massa (Ratinho) e Luciano do Valle
Segundo o autor, o livro Comunicadores S.A: como os maiores apresentadores de TV do Brasil tornaram-se máquinas de negócios não tem como objetivo contar a história de vida e nem pessoal desses artistas. O intuito é revelar como esses comunicadores se destacaram no mundo dos negócios, o que eles fizeram diante de fracassos e como alcançaram êxito no ambiente business.
“O livro tem o objetivo muito claro: tratar da vida desses oito importantes comunicadores do Brasil sobre o aspecto comercial. O intuito é mostrar como essas pessoas entre sucessos e insucessos conseguiram construir uma carreira que, no ponto de vista econômico, não tem como discutir”, disse Morgado.
Os oito apresentadores, ao longo de suas carreiras, construíram um império. De acordo com o autor, todos eles têm algo em comum, são empreendedores natos, com histórias bem-sucedidas e malsucedidas. “Mostro no livro seres humanos com uma capacidade de comunicação fora do comum e que usaram essa capacidade de comunicação para abrir oportunidades, para gerar negócios e empregos”.
O autor também explica que o livro traz diversas curiosidades sobre os apresentadores, além de histórias inéditas, como o início da carreira da Ana Maria Braga e conversas do Raul Gil com o bispo Edir Macedo. “O Gugu fabricou suco de banana, o Faustão trouxe uma raça de cachorro para o Brasil e tem também documentos que nunca foram publicados a respeito do Sílvio Santos”.
Um dos documentos, como explica Morgado, é o contrato que Sílvio Santos tinha com a TV Globo na época que ele apresentava um programa na emissora. Neste período, Sílvio alugava 8h30 no canal para transmitir o conteúdo e, como muitos se equivocam, ele não era funcionário da TV Globo e sim cliente, já que o espaço era arrendado pelo seu Grupo. O autor esclarece que poucas pessoas tiveram acesso ao documento. “É um livro que traz muitas curiosidades e um formato bem dinâmico, com textos bem leves e rápidos de ler”.
Ainda de acordo com o autor, os apresentadores escolhidos foram avaliados dentro de vários critérios. “Por exemplo, a relevância que as atividades fora da TV que esses artistas desempenham vem ganhando nos últimos tempos e a longevidade da carreira”. Morgado ressalta que outros comunicadores também poderiam ter entrado, mas que ele preferiu “focar nesses oito artistas para deixar a obra mais dinâmica”. Porém, não descartou a ideia de ter mais um livro sobre o tema com outros apresentadores.
“De qualquer forma, no prólogo, eu fiz questão de mencionar muitos outros, não só do Brasil, mas também do exterior, dos EUA, da Argentina, Venezuela, Moçambique para mostrar que esse fenômeno dos comunicadores empreendedores não é uma coisa pontual desse momento ou mesma exclusiva do Brasil, é um fenômeno de muito tempo e que você pode ver no mundo inteiro”.