Trabalhar e estudar são as rotinas de muitos jovens. Tanto que o assunto virou um livro. Uma professora da UFSJ analisou, por cinco anos, a rotina de alunos do ensino médio. O conceito principal foi verificar a saúde desses estudantes.
Como será que anda a saúde dos jovens estudantes do ensino médio que trabalham e estudam em Divinópolis? Um livro elaborado pela Elen Soraia de Menezes doutora em enfermagem da UFSJ traz alguns resultados. O trabalho foi desenvolvido durante cinco anos.
O tema surgiu de um projeto de extensão na Universidade Federal de São João Del Rey. Foi observado o desempenho 334 alunos da escola Dona Antônia Valadares. Desses, a pesquisa se restringiu a cinco estudantes. A Elen observou a rotina desde o amanhecer, ir ao trabalho e frequentar a escola.
A pesquisa observou: os estudantes que trabalham eram auxiliares ou as principais fontes de renda da família. A função em que esses jovens trabalhavam era relacionada ao setor terciário e a prestação de serviços. Na pesquisa que deu nome ao livro “Fortalecimento e Desgaste na Saúde dos Jovens” que trabalham e estudam a Elen também observou outra situação. Esse é o primeiro volume do livro. Os resultados do projeto de pesquisa reacendem um alerta, principalmente na saúde do jovem.
O lançamento do livro será na próxima quinta-feira, dia 21, a partir das 17h, na UFSJ, situada no bairro Chanadour.
O post Livro lançado em Divinópolis aborda rotina de adolescentes que trabalham e estudam apareceu primeiro em Portal MPA.
Postado originalmente por: TV Candides