Limpeza de área privada é de responsabilidade do proprietário, alerta SAMAL

Diversas solicitações têm chegado ao SAMAL pedindo a limpeza de lotes, vagos, retirada de entulhos nas calçadas, recolhimento de moveis velhos e restos de construção. O Diretor do Serviço Municipal de Limpeza Urbana – SAMAL, Kilder Perígolo destaca que limpeza dos espaços privativos, como terrenos e calçadas, é de responsabilidade do proprietário. “A contribuição da população é muito importante para que possamos manter a cidade limpa. Ações simples como não jogar lixo nas vias públicas e não descartar material inservível como sofás, colchões, móveis e eletrodomésticos, no rio e córregos, encostas e lotes vagos, podem fazer toda a diferença, principalmente, em períodos de chuva, evitando inundações e alagamentos”, reforça.

A limpeza urbana em Manhuaçu é realizada de segunda a sábado, nos períodos matutino e vespertino, nos bairros e distritos e à noite na área central e vias de maior movimento de veículos, e conta com equipes de garis na varrição manual, capina manual, além de equipes de pintura de meios-fios e roçada com o uso de roçadeiras. O SAMAL também possui uma frota de veículos composta por caminhões caçamba e compactadores de lixo, um minitrator tipo Bobcat, roçadeiras entre outros equipamentos e veículos que auxiliam o trabalho.

“Para denunciar práticas que estejam prejudicando a manutenção da limpeza na cidade ou solicitar melhorias na limpeza do bairro, o cidadão pode fazer contato através de um dos nossos canais, entre eles o whatsapp: 33 3332-3814, o instagram: @samal.adm, facebook/samal-manhuacu ou nosso site: samal.manhuacu.mg.gov.br/”, finaliza Kilder Perígolo

Como colaborar com a limpeza da cidade?

Com algumas atitudes simples podemos contribuir para limpeza de nossa rua, bairro e cidade:

Ao varrer a sua calçada, cuidado para não jogar folhas e detritos nos bueiros.

Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.

O material proveniente de sobras de construção são responsabilidades do gerador. Portanto, antes de iniciar a obra, contrate uma empresa credenciada para realizar o recolhimento, o transporte, a destinação correta e assim evitar o acúmulo de resíduos em via pública.

No caso dos terrenos, o proprietário deve mantê-los sempre limpos, murados e calçados.

Terreno baldio não é lixeira. Depositar lixo ou entulhos em terrenos baldios causa mau cheiro e serve como atrativo para a proliferação de roedores e animais peçonhentos.

Não jogue lixo ou material inservível, como sofás, colchões, móveis e eletrodomésticos, no rio e encostas. Além de configurar crime ambiental, o descarte inadequado pode provocar inundações, alagamentos e transtornos em períodos de chuva.

Jailton Pereira

Postado originalmente por: Manhuaçu News

Pesquisar