Liga Acadêmica da UFTM realiza ações para lembrar o Dia Mundial sem Tabaco

 

Com a finalidade de conscientizar a população em geral quanto aos malefícios do tabaco e importância de parar de fumar, a Liga Acadêmica de Pneumologia e Prevenção ao Tabagismo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (LAPPT-UFTM) promove atividade no Dia Mundial sem Tabaco, celebrado hoje. Ato, das 7h às 12h e das 13h às 16h, será realizado na entrada principal do Ambulatório Central Maria da Glória da UFTM.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo, sendo a principal causa de morte evitável no mundo. Assim, o Dia Mundial sem Tabaco foi criado para conscientizar a população quanto aos malefícios do tabagismo, seja ele ativo ou passivo, por meio de cigarro branco ou outras formas de consumo do tabaco, além de informar a respeito de possíveis doenças relacionadas, destaca a Liga Acadêmica.

Em 2019, a campanha tem como objetivo alertar quais são os danos causados nos pulmões, tais como câncer, doença obstrutiva crônica, tuberculose e outras. O primeiro ato realizado pela Organização Mundial da Saúde foi há 32 anos, em 1987.

Polícia Militar fará “blitz” no “Hélio Angotti” para combater o tabagismo. O Hospital Doutor Hélio Angotti também terá programação especial de conscientização contra o tabagismo. Programação tem apoio da seção de saúde da Polícia Militar de Minas Gerais. Abertura da programação será feita pela direção do hospital e, em seguida, representante da PM fará uma blitz pelo hospital, realizando abordagens, entregando panfletos com material contra o tabagismo.

Coordenadora do ato, em contato com o Jornal da Manhã, revelou que um dos membros da equipe do hospital estará usando uniforme da PM, numa maneira lúdica de falar, abordar as pessoas na “blitz” para expor os malefícios do tabaco. O hospital irá, também, fazer o lançamento de um programa contra o tabagismo voltado aos colaboradores. O programa, com duração de seis meses, prevê ações multidisciplinares, como acompanhamento médico, psicológico, nutricional e de medicamentos.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar