Líderes de marketing não se sentem prontos para a GenAi

Novo estudo da Kantar também lista formas como a inteligência artificial pode ser usada para otimizar o trabalho de marketing

Arte: Kantar/Divulgação

A maioria dos líderes de marketing se sentem despreparados para a implementação e integração da inteligência artificial generativa (GenAI), segundo um novo levantamento da Kantar, a empresa mundial de dados e análises de marketing. A falta de treinamento específico para funções e os altos custos, estão entre os obstáculos que impedem uma adoção mais ampla dessa tecnologia na indústria.

O estudo qualitativo “GenAI for marketing: Fear or FOMO”, baseado em entrevistas com mais de 50 líderes de marketing e capacitação ao redor do mundo, identificou os principais desafios e melhores práticas para liberar o potencial da inteligência artificial nas equipes de marketing.

O estudo destaca a lacuna entre o potencial da GenAI para revolucionar a indústria e a adoção atual entre os profissionais de marketing. Olhando para os próximos três a cinco anos, o consenso entre os entrevistados é de que a tecnologia será um divisor de águas, com os entrevistados classificando seu impacto em 9 de 10.

Mas a preparação das organizações está atrasada, com a maioria dos entrevistados admitindo que ainda não estão totalmente prontos para a IA (média de 4,9, numa escala máxima de 10 pontos), embora parceiros externos como agências e provedores de dados sejam vistos como um pouco à frente (média de 5,3 na mesma escala).

Essa falta de preparo e de aplicação leva a um baixo impacto no marketing, com os entrevistados classificando o impacto atual da tecnologia na indústria em 5,3, também na mesma escala máxima de 10 pontos.

O relatório também reflete sobre como encarar essas preocupações: se é um medo genuíno de não se beneficiar do uso dessa tecnologia, se é apenas um medo de ficar de fora – ou fear of missing out (FOMO, no inglês). 

“O consenso entre os principais profissionais de marketing é que a GenAI irá revolucionar a indústria. Mas a realidade hoje é que muitas empresas ainda não se sentem prontas”, afirma Wanessa Muñoz, COO da divisão Insights da Kantar Brasil. “Vemos que as grandes organizações estão fazendo a transição de usar o GenAI predominantemente por razões de eficiência, para agora também impulsionar a eficácia.

Os benefícios da adoção bem-sucedida de ferramentas GenAI incluem a redução do ciclo de desenvolvimento de produtos para até seis semanas e a criação de conceitos criativos de nível mundial em 60% menos tempo – destacando a necessidade de os líderes de marketing agirem rapidamente.

GenAI é igual à eficácia, não obsolescência

Neste novo estudo, a Kantar descobriu que os líderes de marketing entendem que a supervisão especializada será essencial, e a supervisão e a presença humana continuarão sendo necessárias.

“Além disso, sem habilidades fundamentais de marketing, os profissionais da área correm o risco de se tornarem excessivamente dependentes do GenAI, cortando caminhos e perdendo a capacidade de avaliar criticamente o conteúdo gerado pela IA”, afirma a executiva.

Segundo Wanessa, a implementação não é simples: uso ético, treinamento e qualidade dos dados precisam ser abordados.

“Aqueles que acertarem terão sucesso ao construir entusiasmo e compreensão em torno da GenAI entre todos em seus negócios: explicando o que as ferramentas podem e não podem fazer e como podem ajudá-los a alcançar mais com maior eficiência, velocidade e eficácia.”

Os quatro papéis do GenAI no marketing

O relatório da Kantar descreve quatro maneiras pelas quais a GenAI está prestes a transformar o marketing:

  • Construir estratégias de marca a longo prazo, validar e ajustar detalhes dos resultados de marketing. Por exemplo, o Group Bel desenvolveu sua própria ferramenta interna de GenAI, BelGPT. Entre outras funcionalidades, ela conecta participação de mercado, vendas baseadas em canais e dados competitivos para ver onde estão as maiores oportunidades de crescimento para o portfólio, usando a IA como auxílio na tomada de decisões.
  • Executar tarefas diárias, simplificando rotinas e automatizando processos. Isso inclui gestão de dados, rastreamento e automação de fluxos de trabalho. Quando a Reckitt analisou como seus profissionais de marketing estavam gastando seu tempo, revelou onde o GenAI poderia ser mais impactante. Eles ajudaram os colaboradores a automatizar algumas de suas tarefas mais demoradas e a se concentrar no que realmente importava.
  • Capacitar o planejamento de marca a longo prazo e inovação. A GenAI pode ajudar a alinhar o marketing com os objetivos gerais do negócio, guiar equipes e influenciar a previsão de tendências. Por exemplo, a Coca-Cola perguntou aos fãs ao redor do mundo qual seria o sabor do ano 3000 e combinou isso com insights da GenAI para co-desenvolver um novo sabor de edição limitada, Y-3000.
  • Engajar os consumidores em tempo real com conteúdo personalizado. A GenAI pode ajudar os profissionais de marketing com tarefas como automação de compra de mídia ou personalização de mensagens para diferentes canais, dispositivos e idiomas. Por exemplo, a AIA, uma das principais empresas de seguros da Ásia, criou o AI Sonny, uma versão de IA do jogador de futebol e embaixador da marca Son Heung-min, que aparece em vídeos para receber e integrar novos clientes de uma maneira mais pessoal.

O Schwabe Group, uma empresa de saúde e farmacêutica, é um exemplo de como a integração de ponta a ponta da GenAI permite que as empresas capitalizem essas oportunidades.

“A GenAI nos ajuda a resolver desafios complexos e a trabalhar de forma mais eficiente em toda a nossa empresa”, afirma Alexander Reisenauer, Diretor de Marketing Digital Global, Estratégia Global de Marca e Interesse em Saúde – Schwabe Group.

“Ao implementar iniciativas de IA em departamentos como P&D, conseguimos acelerar processos enquanto garantimos que atendemos a altos padrões científicos. No entanto, é importante dizer que os humanos permanecem no centro do que fazemos. A IA nos apoia em focar no que realmente importa – desenvolver soluções inovadoras para melhorar a saúde”, diz o executivo.

Metodologia

O estudo da Kantar é baseado em uma combinação de pesquisa aprofundada e entrevistas com mais de 50 CMOs, diretores de marketing e líderes de capacitação em mercados-chave na Europa, Austrália e EUA, conduzidas ao longo de dois meses no quarto trimestre de 2024.

Link para o estudo: https://www.kantar.com/inspiration/brands/GenAI-in-Marketing-Fear-or-FOMO-The-Capability-Curve-Report

Sobre a Kantar

A Kantar é líder mundial em dados e análises de mercado e uma parceira de marca indispensável para as maiores empresas do mundo, incluindo 96 dos 100 maiores anunciantes globais. Combinamos dados atitudinais e comportamentais mais significativos com profundo conhecimento e plataformas tecnológicas para acompanhar como as pessoas pensam e agem. Auxiliamos nossos clientes a desenvolverem estratégias de marketing que moldam seu futuro e promovem crescimento sustentável.

Mais informações em www.kantar.com/brazil.

Pesquisar

Hacklinkbetsat
betsat
betsat
holiganbet
holiganbet
holiganbet
Jojobet giriş
Jojobet giriş
Jojobet giriş
casibom giriş
casibom giriş
casibom giriş
xbet
xbet
xbet
grandpashabet
grandpashabet
grandpashabet
İzmir psikoloji
creative news
Digital marketing
radio kalasin
radinongkhai
gebze escort
casibom
casibom
imajbet güncel
mavibet
marsbahis güncel giriş
marsbahis yeni giriş
betwoon
pusulabet
casibom twitter
casibom twitter
casibom
bets10 güncel giriş
Kaliteli Kumar Siteleri
Deneme Bonusu
Yerli Porno Film
Casibom Giriş
child porn deneme bonusu
porn bahis siteleri deneme
deneme bonusu
grandpashabet
marsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabetmarsbahis girişgrandpashabet
marsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittermarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibommarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesimarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesiEskişehir Web Tasarımmarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesiEskişehir Web Tasarımmarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesiEskişehir Web Tasarımmarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesiEskişehir Web Tasarımmarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesiEskişehir Web Tasarımmarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesiEskişehir Web Tasarımmarsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibomeskişehir web sitesiEskişehir Web Tasarım