Levantamento mostra que rádio AM/FM impulsiona de forma significativa campanhas de instituições on-line

Segundo o estudo, rádio gera um alcance incremental significativo para os planos de mídia das universidades on-line

O estudo Mídia Cumulus, realizado pelo Westwood One Audio Active Group com a MARU/Matchbox examinou o tamanho dos segmentos de alunos em potencial e seus hábitos de mídia. O último estudo de agosto de 2022 incluiu 1.003 participantes e foi conduzido como uma segunda onda para um estudo de 2018 que explorou os hábitos de mídia entre os alunos em potencial. Segundo o levantamento divulgado no fim de janeiro, o rádio pode ampliar de forma significativa o alcance das universidades on-line, atingindo mais alunos, chegando a 84% dos adultos de 18 a 49 anos, enquanto a TV atinge apenas 61%. Nos EUA e no Brasil, universidades com ensino a distância costumam contar com o rádio em seus planos de mídia.

Segundo o levantamento, os futuros alunos são compostos por dois grupos. “Talvez a educação online” representa os 22% dos adultos que podem considerar a educação online. Os “intencionados à educação online” são 23% dos adultos que estão definitivamente dispostos a considerar a educação online ou planejam começar a educação online no próximo ano.

Entre aqueles que estão definitivamente dispostos a considerar ou planejar começar a educação online no próximo ano, 74% estão entre 18 e 49 anos. Os anunciantes devem se concentrar em atingir essa faixa etária, pois é mais provável que eles se inscrevam em cursos ou universidades on-line. Entre os adultos que pretendem continuar os estudos presencialmente ou online, 80% estão na faixa etária de 18 a 49 anos.

De acordo com o Relatório de audiência total da Nielsen do segundo trimestre de 2022, o rádio AM/FM tem o maior alcance semanal entre adultos de 18 a 49 anos em comparação com outros tipos de mídia. O rádio AM/FM atinge 84% dos adultos de 18 a 49 anos todas as semanas, enquanto a TV atinge apenas 61%.

Considerando a parcela de uso pesado de mídia entre os possíveis alunos online, o estudo MARU/Matchbox revela que o plano de mídia ideal deve ser alocado nas seguintes proporções:

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

As informações são do portal Tudo Rádio.

Foto: divulgação/Pexels

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