Levantamento de infestação por Aedes aegypti mantém médio risco para surto em Caratinga, apesar da Secretaria de Estado apontar risco maior

Neste ano de 2020, Minas Gerais registrou mais de 71 mil casos suspeitos e confirmados de dengue. Seis óbitos foram confirmados em diferentes cidades mineiras e 34 óbitos são investigados. A febre chikungunya fez, oficialmente, 1.463 vítimas neste ano, com um óbito confirmado na cidade de Campo Belo. A zika pode ter infectado 347 pessoas, sendo 38 em gestantes. Os dados são do último boletim da Secretaria de Estado da Saúde que também apontou o nível de incidência de dengue nos municípios.

Segundo o Governo de Minas, Caratinga, Córrego Novo, Entre Folhas, Ipanema, Pingo D’Água, Raul Soares, Ubaporanga e Vargem Alegre têm incidência muito alta de dengue, conforme as notificações de janeiro a 25 de maio deste ano.

 

 

Há exatamente um mês, no dia 27 de abril, o diretor do departamento de Epidemiologia de Caratinga, José Carlos Damasceno, afirmou que não havia motivo para alarme devido aos casos de dengue registrados, considerando, até, a subnotificação. Segundo ele, historicamente, os casos diminuem a partir de maio.


Nesta quinta-feira (28) a Vigilância em Saúde divulgou boletim atualizado da incidência de dengue e de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, em Caratinga. Pelo levantamento, foram notificados, neste ano, 548 casos prováveis de dengue. O gráfico de transmissão de arborviroses também aponta queda acentuada do número de registros na última semana, comparando com o que foi verificado há três semanas.

 

 

De janeiro a maio, período considerado de alta transmissão, o índice de infestação pelo mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika é de 3,3% (médio risco de surto ou alerta). Este índice obtido em maio é o mesmo de janeiro.

 

 

Porém, quando verificamos a infestação localizada em bairros, duas regiões da cidade tem índice de 4,4% e 4,3%. Isso significa que, nestes locais, o risco de surto é alto.  São eles:

ESTRATO III (4,4% de infestação): Niterói, Vila Machado, Morada do Lago, Moacir Maria, Salatiel, Esplanada, Morro do Escorpião, Centro, Belvedere, Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio.

ESTRATO IV (4,3% de infestação): – Monte Verde, Cooperativa, Limoeiro, Morro Caratinga, Nossa Senhora Aparecida, Bela Vista e São José.

 

A Vigilância em Saúde ainda não explicou por que o Estado aponta risco muito alto de surto no município, se o índice apurado localmente demonstra infestação inferior.

 

Outros municípios

O boletim da Secretaria de Estado da Saúde registra, ainda, que os municípios de Bom Jesus do Galho e Santa Bárbara do Leste têm alta incidência de dengue. Inhapim, Piedade de Caratinga e Pocrane, média incidência. Imbé de Minas, Santa Rita de Minas e São Domingos das Dores apresentam baixa incidência.

 

 

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Pesquisar