Setor de vestuário é o que mais vai realizar contratações no período, serão 48 mil novas oportunidades na área
As datas comemorativas estão se aproximando e, com isso, o número de consumidores também cresce, fazendo com que os comerciantes realizem novas contratações para atender as demandas. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), os consumidores devem ir às lojas e comprar no mínimo quatro presentes, aumentado à movimentação no comércio.
Para atender a demanda, são criadas milhares de vagas de trabalho temporário, como aponta Luís Ildefort Silva, diretor de relações institucionais da Associação Brasileira dos lojistas de Shopping (Alshop). De acordo com Luís, são esperadas mais de 70 mil vagas temporárias.
Conforme o levantamento da Alshop, a maior parte das vagas será destinada ao setor de vestuário, com 48% mil oportunidades, seguida pelo setor supermercadista, com 11 mil vagas, tendo um aumento de 3% em relação ao percentual do ano passado. Mas o que chama a atenção e atrai ainda mais as pessoas que estão em busca de emprego, é que 20% dos trabalhadores contratados para estas vagas, depois serão efetivados.
O professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas e especialista em gestão de empresas, Luciano Salamacha, afirma que este é o momento de os desempregados conseguirem uma oportunidade. Para isso, ele aponta as cinco principais dicas.
São elas:
- Prepare um bom currículo;
- Procure vagas que tenham haver com sua experiência;
- Selecione vagas próximo de sua residência ou de fácil acesso;
- Seja honesto durante a entrevista;
- Mesmo que seja temporário, crie bons vínculos com as pessoas.
Por: Victor Veloso
(Com supervisão de Patrícia Marques)