Laudo da Funed aponta que Bárbara Dias morreu por meningite bacteriana; saiba também posicionamento da Semusa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) está investigando a morte da adolescente de 17 anos, Bárbara Dias, que morreu no dia 27 de dezembro, no Hospital Santa Lúcia, em Divinópolis. A princípio a suspeita da morte seria febre hemorrágica. Mas, após investigações da Fundação Ezequiel Dias (Funed), o laudo aponta que a morte teria sido causada por meningite bacteriana.

A reportagem do Sistema MPA de Comunicação entrou em contato na manhã desta quinta-feira (11) com a assessoria da Semusa para saber mais detalhes sobre as causas da morte de Bárbara, e a reportagem foi informada que a Secretaria ainda não recebeu nada oficial. Mas, que tudo indica que a adolescente morreu por meningococemia – bactéria que pode causar a meningite. Ainda segundo a assessoria, assim  que receber o laudo oficialmente comentará o assunto com mais detalhes.

Lembrando que após a morte da adolescente no final do ano passado, os familiares não souberam informar quando começaram os sintomas na adolescente, afirmaram apenas que Bárbara foi internada com febre, porém estava consciente. Ela entrou no hospital caminhando, porém, a febre foi evoluindo, sendo que depois veio a notícia da sua morte. 

Vale ressaltar que Bárbara Dias era aluna da Escola Estadual Joaquim Nabuco, em Divinópolis. Em agosto deste ano lançou o livro ‘Nevasca’ durante a Festa Literária de Divinópolis. Também escrevia poemas e compunha músicas. Era filha de Éder Máximo de Resende, servidor do Protocolo da Prefeitura de Divinópolis.

SOBRE A MENINGITE BACTERIANA:

A meningite bacteriana é a infecção que provoca a inflamação do tecido que envolve o cérebro e a medula, causada por uma bactéria como Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae, Mycobacterium tuberculosis ou Haemophilus influenzae, por exemplo.

Geralmente, a meningite bacteriana é uma situação grave que pode colocar em risco a vida da pessoa, caso não seja tratada adequadamente. Apesar disso, a meningite bacteriana tem cura, mas a pessoa deve ser levada para o hospital assim que os primeiros sintomas apareçam para receber o tratamento adequado.

 .
 

.

Sintomas de meningite bacteriana

O tempo de incubação da bactéria geralmente é de 4 dias até que a pessoa comece a apresentar os primeiros sintomas de meningite, que podem ser: 

  • Febre acima de 38º C;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dor ao virar o pescoço;
  • Manchas roxas na pele;
  • Rigidez muscular no pescoço;
  • Cansaço e apatia;
  • Sensibilidade à luz ou ao som;
  • Confusão mental.

Além destes, os sintomas de meningite no bebê podem incluir irritabilidade, choro forte, convulsões e moleira dura e tensa. Saiba reconhecer outros sinais e sintomas da meningite infantil aqui.

O médico pode chegar ao diagnóstico da meningite bacteriana após observar os sintomas apresentados e o exame líquor cefaloraquidiano. O antibiograma realizado através do líquor é importante para identificar o tipo de bactéria que está causando meningite porque existem antibióticos mais indicados para cada tipo de bactéria. Conheça outros exames necessários para o diagnóstico estão aqui.

Contágio da meningite bacteriana

O contágio da meningite bacteriana acontece através do contato com gotículas de saliva do indivíduo. Veja o que fazer para não pegar meningite bacteriana.

Por isso, o paciente com meningite deve utilizar uma máscara facial, vendida na farmácia, e evitar tossir, espirrar ou falar muito próximo de indivíduos saudáveis. No entanto, a prevenção da meningite bacteriana pode ser feita com a vacina para meningite, que deve ser tomada por crianças com 2, 4 e 6 meses de idade.

Além do contágio de uma pessoa para outra, a meningite pode ocorrer se o bebê for infectado por Streptococcus na hora do parto, uma bactéria que pode estar na vagina da mãe, mas que não causa sintomas. Veja como prevenir aqui.

Sequelas da meningite bacteriana

As sequelas da meningite bacteriana incluem:

  • Alterações cerebrais;
  • Surdez;
  • Paralisia motora;
  • Epilepsia;
  • Dificuldade na aprendizagem.

Normalmente, as sequelas de meningite bacteriana surgem quando o tratamento não é feito de forma adequada, especialmente em indivíduos com mais de 50 anos ou crianças. Conheça outras possíveis Sequelas da meningite.

Tratamento para meningite bacteriana

O tratamento para a meningite bacteriana deve ser feito no hospital com a injeção de antibióticos, mas a pessoa pode ficar internada em isolamento nas primeiras 24 horas após iniciar a toma dos antibióticos e pode voltar para casa após 14 ou 28 dias, quando ficar curada.

.

RELEMBRE AS REPORTAGENS:

.

Prefeitura emite nota de pesar pela morte da adolescente Bárbara Dias

 

 

.

Secretaria de Saúde de Divinópolis investiga caso suspeito de febre hemorrágica

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar