Kalil recua e comércio de Belo Horizonte abrirá apenas dois dias no Carnaval

O prefeito de Belo Horizonte anunciou a decisão após conversar com comerciários e lojistas nessa segunda-feira

Após pedir que o comércio funcione normalmente em Belo Horizonte durante o Carnaval, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) mudou de posicionamento nessa segunda-feira (31). Depois de se reunir com comerciários e lojistas, o chefe do Executivo municipal declarou que os estabelecimentos da capital devem abrir somente por dois dias no feriado.

Conforme Kalil, as lojas vão funcionar na terça e na quarta-feira, dias 1° e 2 de março. Já o sábado (26) estava programado para abrir, mesmo antes do pronunciamento. Enquanto nos dias 27 e 28 de fevereiro, domingo e segunda de Carnaval, o comércio se manterá fechado.

De acordo com o Presidente do Sindicato dos Lojistas de Comércio de BH (Sindilojas-BH), Nadim Donato Filho, essa escala já foi aceita pela categoria. Ele explicou que na segunda e no domingo os comerciantes já não poderiam abrir os estabelecimentos porque o expediente foi trocado pelos feriados do Dia de Tiradentes e Dia do Comerciário.

Já João Pedro Periard, representante do Sindicato dos Comerciários de BH e Região (SEC-BH), afirmou que a proposta agrada a classe. Porém, é necessário que uma assembleia seja realizada para bater o martelo. Assim, os trabalhadores ainda podem ir contra o acordo.

Vale destacar que, segundo o combinado, os dois dias trabalhados durante o Carnaval vão virar folgas. Elas devem ser oferecidas aos comerciantes em até dois meses. O intuito da proposta é evitar aglomerações, principalmente, nesse momento de proliferação da variante ômicron da Covid-19.

Foto: Prefeitura/Divulgação.

 

Pesquisar