Juiz de Fora vai receber mais 19 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Na quinta-feira (6), Juiz de Fora vai receber o reforço de mais 19.595 doses de imunizantes contra a Covid-19. A remessa contém 18.585 unidades do imunizante da Astrazeneca e 1.010 da Coronavac destinadas ao município. Durante a tarde desta quarta-feira (5), as doses que ficarão na cidade chegam à Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF) em um lote que contém 31.500 vacinas, somando as que vão abastecer os demais municípios da região. A previsão é que esta remessa atenda profissionais das forças de segurança, idosos de 60 a 64 anos, trabalhadores da saúde e o grupo de gestantes, pessoas com comorbidades e pacientes com deficiência grave.

Diferentemente das remessas anteriores, os imunizantes vão chegar por via terrestre, com escolta da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), até a sede da SRS-JF. Por esta razão, podem ocorrer atrasos. A distribuição dos imunizantes para os municípios de abrangência da regional ocorre na quinta-feira (6), entre 8h e 14h, também com escolta da PM.

Público-alvo

Segundo a SRS-JF, as unidades de Astrazeneca serão utilizadas como primeira dose para 7,4% das forças de segurança e forças armadas; 21% de idosos entre 60 e 64 anos; e 18,3% de gestantes/puérperas, pessoas com comorbidades e pacientes com deficiência grave. Já as 1.500 unidades de Coronavac serão utilizadas para a segunda dose de 6% das forças de segurança e forças armadas; 3 3% de trabalhadores da saúde.

Até a última atualização do “vacinômetro” da PJF, 115.729 pessoas haviam sido vacinadas no município contra o coronavírus. Uma parcela de 65.071 delas já recebeu a segunda dose. O painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) contabiliza 225.326 doses de imunizantes entregues à Juiz de Fora.

PJF afirma ter parcerias para estocar imunizantes da Pfizer

A Secretaria de Saúde da PJF assegurou à Tribuna, nesta quarta, contar com as parcerias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para armazenar os imunizantes da Pfizer, caso cheguem unidades da vacina para o município ao longo das próximas semanas. Em contato com a reportagem, a UFJF confirmou possuir oito freezers compatíveis com as necessidades do imunizante, enquanto a Embrapa, por sua vez, preferiu não revelar a estrutura disponível.

Nesta semana, o Governo federal começou a distribuir o imunizante produzido pela empresa farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com a empresa alemã BioNTech em território nacional. A primeira remessa contendo um milhão de vacinas foi recebida pelo Ministério da Saúde (MS) na última quinta-feira (29), mas, inicialmente, as unidades serão disponibilizadas apenas para as capitais dos 26 estados brasileiros e para o Distrito Federal. Até junho, a expectativa é que sejam recebidas 13,5 milhões de doses do imunizante no Brasil.

Segundo informações do Ministério da Saúde, os frascos do imunizante serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, com conservação permitida por apenas 14 dias. Após entrar na rede de frio, com temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, o prazo para aplicação é de cinco dias, conforme o MS. 

As condições complexas de estocagem devem ser impeditivos a diversos municípios do país. Nos municípios de âmbito da SRS-JF, somente Juiz de Fora terá a estrutura necessária para o armazenamento, de acordo com comunicado da PJF emitido ainda em janeiro.

À Tribuna, a UFJF assegurou que, caso os entes públicos manifestem interesse na utilização dos equipamentos utilizados nos laboratórios universitários, “certamente trabalharemos para contribuir dentro do acordo de cooperação entre as instituições parceiras”.

O post Juiz de Fora vai receber mais 19 mil doses de vacinas contra a Covid-19 apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar