Juiz de Fora tem oito casos confirmados de coronavírus

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou mais quatro casos de coronavírus (Covid-19) em Juiz de Fora. A informação foi divulgada no boletim epidemiológico publicado nesta segunda-feira (23). Com isso, chega a oito o número de pacientes infectados pela doença na cidade, número duas vezes maior que o registro no boletim de sábado (4). Também nesta segunda, a assessoria de comunicação da Unimed informou que o primeiro paciente diagnosticado com a doença na cidade, de 65 anos, teve alta do hospital após apresentar melhora satisfatória, e foi encaminhado para isolamento domiciliar.

A pasta estadual não divulgou detalhes sobre os novos casos. Além das oito confirmações, o município ainda tem 73 suspeitas em investigação, conforme sistema da SES. Outros quatro casos foram descartados até o momento.

Em todo estado já foram confirmados 128 casos de coronavírus, em 19 municípios. A capital Belo Horizonte tem 60 confirmações; em Nova Lima, são sete casos confirmados; em Uberlândia seis; em Uberaba, três; Sete Lagoas e Mariana têm dois casos cada um. Outras 12 cidades registram um caso cada: Betim, Bom Despacho, Campos Altos, Contagem, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Ipatinga, Lagoa da Prata, Patrocínio, Poços de Caldas e Timóteo. Conforma a pasta estadual, os municípios de residência de 28 casos confirmados ainda estão sendo investigados.

Minas Gerais ainda registra 7.766 casos suspeitos da doença, além de 155 descartados.

Hospitais atendem pacientes com sintomas

Hospitais de Juiz de Fora também passaram a divulgar boletins diários sobre casos de coronavírus. De acordo com informações da Santa Casa de Misericórdia, a unidade registrou, nesta segunda, um caso confirmado da doença. Além disso, cinco pacientes estão internados no hospital aguardando resultado para a Covid-19.

No Hospital Monte Sinai, até o momento, cinco pacientes com sintomas da doença estão internados na unidade. Deste total, dois tiveram o resultado positivo. Os outros três aguardam resultado. O hospital ainda tem registro de três pacientes com suspeita da Covid-19 em isolamento domiciliar. Todos os casos foram notificados à Vigilância Epidemiológica.

Já o Hospital Albert Sabin informou que, nesta segunda, havia quatro pacientes com sintomas da doença internados na unidade, à espera de exames para confirmar ou descartar a doença.

Os números notificados pelos hospitais da cidade não estão, necessariamente, contabilizados nos dados divulgados pelo Estado, visto que o fluxo de informações é atualizado em momentos diferentes.

Comitê

A Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) criou um Comitê de Contingência para monitorar o avanço do coronavírus nos 26 municípios consorciados. De acordo com a assessoria de comunicação da Acispes, foram designados profissionais de saúde do consórcio para monitorar todas essas cidades. O objetivo é manter contato direto com médicos e enfermeiros da atenção básica dos municípios para que os possíveis casos sejam monitorados com maior agilidade.

Conforme a instituição, o município de Goianá registrou, nesta segunda, o primeiro caso suspeito da doença. O caso, no entanto, ainda não está contabilizado no sistema da SES. Ainda segundo a assessoria do consórcio, trata-se de uma profissional de saúde. A paciente apresentou falta de ar e foi encaminhada a um hospital particular em Juiz de Fora.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar