Juiz de Fora tem 39 casos prováveis de dengue

Juiz de Fora registra 39 casos suspeitos de dengue neste ano, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça (3), pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A atualização é a primeira do mês de março. Conforme levantamento, o município também registra seis notificações prováveis de chikungunya e um de zika. Até agora, nenhum caso foi confirmado pela SES na cidade, e as suspeitas seguem em investigação. Apesar dos registros, a incidência das arboviroses em Juiz de Fora ainda é baixa.

No entanto, o número de notificações tem aumentado em cidades da região. Na Zona da Mata, o município de Tocantins, distante 120 quilômetros de Juiz de Fora, registra o maior número de casos suspeitos para dengue: 1.049. Na cidade, a incidência é muito alta para a doença – quando são registrados mais de 500 casos prováveis a cada cem mil habitantes. Os municípios de Rodeiro e Astolfo Dutra, também apresentam incidência muito alta para dengue, com 249 e cem casos, respectivamente.

Visconde do Rio Branco, também na Zona da Mata, apresenta incidência alta para a doença, com 149 notificações prováveis. A incidência alta é caracterizada por haver registro de 300 a 499 casos prováveis a cada cem mil habitantes. Ubá (329), Rio Pomba (51), Piraúba (29), Guidoval (18) e Guarani (17) apresentam média incidência – quando o município registra índice de 100 a 299 casos prováveis de dengue a cada cem mil habitantes.
Minas Gerais tem 20.381 casos prováveis de dengue até o momento. Dez óbitos permanecem em investigação.

Chikungunya e zika

Na Zona da Mata, a cidade de Pirapetinga tem incidência muito alta para casos prováveis de chikungunya, com 62 notificações em 2020. O município de Santana do Deserto registra quatro notificações da arbovirose, com média incidência.

Com relação à zika, cinco cidades registram casos prováveis neste ano no estado. O município de Ubá é o que tem maior número de notificações na Zona da Mata (16). Os outros municípios da região que têm casos prováveis de zika são Tocantins (8), Visconde do Rio Branco (3) e Brás Pires (1). Em Visconde do Rio Branco, uma das notificações é de caso provável de zika em gestante.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar