Juiz de Fora: Prefeitura ameaça romper contrato de consórcio após acidente com ônibus

Um ônibus da linha 520 (Aeroporto) passou por um incidente na Avenida Itamar Franco, no Bairro São Mateus, Zona Sul, na manhã desta quinta-feira (3), por volta das 8h. O veículo, pertencente ao Consórcio Manchester, teria perdido o freio, de acordo com as informações iniciais da Prefeitura de Juiz de Fora. Após a suposta falha mecânica, o motorista conseguiu manobrar o ônibus nas proximidades do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) e evitar que os passageiros se ferissem. Em nota, o consórcio afirma que houve prejulgamento da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU).

Em função do ocorrido, a PJF emitiu comunicado ameaçando declarar a caducidade do contrato com o consórcio, dado o histórico recente envolvendo outros acidentes com veículos pertencentes ao Consórcio Manchester. “Havia muitas pessoas dentro do coletivo, e o motorista conseguiu, antes que acontecesse um acidente, encostar o ônibus que, provavelmente, teve uma falha técnica, uma perda de freios”, afirma, no comunicado, o secretário de Mobilidade Urbana (SMU), Fernando Tadeu David.

O titular da SMU garantiu que a Prefeitura irá aplicar sanções contra o consórcio, conforme previsto no edital de 2016. “A Prefeitura, atenta à essa situação, aplicará as punições necessárias previstas em contrato e no edital de licitação de 2016 e, no limite, declarará a caducidade do contrato”, complementa David.

Consórcio alega “prejulgamento” da SMU

Em posicionamento, o Consórcio Manchester afirmou que o veículo envolvido no episódio é de 2016 e está com manutenção regular. “Não há indícios de falha de freios, mas a empresa está apurando o motivo que levou o motorista a interromper a operação”, diz, por nota.

O consórcio ainda disse que o ônibus “está à disposição para análise” e que houve um “prejulgamento” da SMU sobre o ocorrido. “Lamentavelmente, houve mais um prejulgamento por parte da SMU, sem apurar os fatos ou sequer ouvir o consórcio previamente”.

Postada originalmente por: Tribuna de Minas

Pesquisar