Objetivo é fomentar ações políticas, institucionais, industriais, comerciais e de marketing
Juiz de Fora, na Zona da Mata, pode estar prestes a ganhar uma espécie de Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Trata-se do Centro Empresarial de Comércio Exterior, Eventos e Turismo de Minas Gerais (Cecomex), cujo objetivo é fomentar ações políticas, institucionais, industriais, comerciais e de marketing em vistas à promoção das exportações de produtos produzidos por empresas sediadas na região.
Estruturado pela iniciativa privada, o centro está localizado em uma área de 10 mil metros quadrados, com um galpão de 800 metros quadrados, onde será instalado o Show Room Exporta Brasil, mais um prédio com três pavimentos e guest house. O local abrigava a antiga fábrica da Medquímica, que foi adquirida pela farmacêutica indiana Lupin, em 2015, e teve sua produção transferida em 2016.
Segundo o idealizador do projeto, Roberto Nóbrega, em fase final de estruturação, a prospecção de empresas para atuarem no local também já foi iniciada e será intensificada em 2023. Nóbrega é ex-presidente da Câmara de Comércio Brasil Índia do Rio de Janeiro e ex-diretor da Cobec Nigéria, tendo vasta experiência e contatos em comércio internacional.
“Não existe um espaço que congregue câmaras de comércio, entidades e indústrias exportadoras no Brasil. Seremos pioneiros e vamos transformar importantes e potenciais segmentos da região”, promete.
O CEO do Cecomex também destaca o entorno do Aeroporto Itamar Franco, situado nas cidades de Goianá e Rio Novo, mais conhecido como Aeroporto de Goianá, que em sua avaliação poderá se tornar um ícone no desenvolvimento local por seu próprio potencial e em ações de apoio ao aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora.
“O ex-vice-presidente Itamar Franco instalou o aeroporto com o objetivo de escoar a produção para mercados internacionais. O potencial é enorme e quero dinamizar as ações internacionais no terminal. Minha ideia é usar o aeroporto para escoar a produção da região via transporte aéreo. Vamos executar o plano e atuar como uma empresa promotora de investimentos, com o apoio das Embaixadas do Brasil, Consulados do Brasil, Câmaras de Comércio do País e do exterior e escritórios de promoção comercial, entidades de classe e associações de classe e setoriais e sindicatos patronais”, adianta.
Já na área de promoção de exportações, o Cecomex estimulará e apoiará a criação e organização de consórcios de exportação setoriais e regionais, bem como apoiará o marketing nacional e internacional das cidades da região com estratégias definidas.
O projeto inclui ainda um escritório em São Paulo. Conforme Nóbrega, um conjunto de sete salas já foi adquirido e funcionará como um apoio às negociações.
“Além disso, Juiz de Fora possui um Expominas que tornou-se um elefante branco, pois faltam ações de promoção para uso do espaço em ações que congreguem empresas com atuação internacional, por exemplo. O Cecomex poderá ajudar a sanar inclusive essa lacuna”, completa.
Foto: Divulgação.