Judeus celebram o novo ano 5.782 nesta segunda-feira

Shanatova umetuka. É assim que os judeus desejam um ano bom e doce. No dia 6 de setembro começa, para o povo judaico, o ano 5.782, contado a partir da “criação dos primeiros seres humanos”, Adão e Eva. E para a família de Alberto Danon é mesmo uma data muito especial porque, além de ser um momento de reflexão, é hora de fazer planos de como ser pessoas melhores no ano que se inicia.

Análise. Julgamento e reflexão. São essas palavras que guiam o começo de um novo ano para os judeus. O rabino Sany, líder da religião em São Paulo, explica que é um momento em que Deus está nos observando e é hora também de pensar em como aperfeiçoar nossos erros.

Com tantas culturas diferentes no mundo, o rabino destaca que respeitar a diversidade e compartilhar os espaços em harmonia é o que prega o povo judaico. Para ele, a convivência pacífica com todos os povos é o que Deus espera de nós e é o que une a humanidade.

O calendário judaico segue os ciclos da lua. Hoje em dia, existem cerca de 40 Calendários em uso no mundo, que podem ser classificados em solares, lunares e lunisolares. Aqui no Brasil seguimos o calendário cristão, que é solar, ou seja, baseado no movimento da Terra em torno do Sol.

As informações são da Radioagência Nacional. 

Foto Ilustrativa: Pixabay

 

judeus

Anexos para downloads:

%d blogueiros gostam disto: