Jovens são-joanenses de 15 a 17 anos são os que mais abandonam os estudos

Secretária de Educação afirma que busca entender os motivos e realizar ações preventivas.

Abandono dos estudos pode ser causado por necessidade financeira e gravidez na adolescência, entre outras razões.

A evasão escolar é o que ocorre quando um aluno deixa de frequentar a escola, abandonando os estudos. No município de São João del-Rei, são cerca de 3 mil alunos que desistiram da escola. A Secretaria Municipal de Educação, Cintia Leite, explica que essa evasão não acontece na rede municipal, por conta da faixa etária: “Na nossa rede municipal não existe essa evasão. Mas no município, com a rede estadual e privada, o número é de cerca de 3 mil alunos e desses os que não tem nenhum vínculo com a  escola é de 82”, disse.

Vários fatores podem ocasionar a evasão escolar. “Consideramos um número pequeno, mas nós, educadores, gostaríamos que esse número fosse de zero. Nós buscamos entender cada abandono, o por quê e o que podemos fazer para evitar”. Gravidez na adolescência, necessidade de trabalhar para complementar a renda da casa, envolvimento com atos infracionais ou até mesmo a ausência de condições básicas de vida são os principais motivos que levam o jovem a abandonar os estudos.

De acordo com a secretaria, para amenizar o problema são feitas ações nas escolas. “Nós buscamos acompanhar, ter essa proximidade com a família, que é fundamental na prevenção da evasão”, relata.  Algumas outras inciativas também buscam manter o jovem na escola, por exemplo o Bolsa Família, já que para receber o benefício é preciso comprovar a frequência das crianças na escola.

 

 

Foto: Reprodução/ Carta Educação

Pesquisar