A informação foi divulgada pela assessoria nacional do PT e será oficialmente anunciada pelo presidente Lula em um evento em Belo Horizonte nesta quinta-feira (08/02)
João Monlevade irá receber um Instituto Federal de Educação (IFET), que oferecerá cursos técnicos para estudantes da cidade e região. A informação foi divulgada pela assessoria nacional do PT e será oficialmente anunciada pelo presidente Lula em um evento em Belo Horizonte nesta semana. O presidente tem um encontro agendado com o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), durante sua visita na quinta-feira (8).
Conforme nota da assessoria do PT, a conquista para João Monlevade resultou de uma colaboração entre a secretária Nacional de Finanças do PT, Gleide Andrade, a ex-secretária estadual de educação de Minas Gerais e atual deputada estadual, Macaé Evaristo (PT), e o prefeito Dr. Laércio (PT). Não foram divulgados detalhes sobre a localização da construção e nem a previsão para o início das obras.
Para Gleide Andrade, o Instituto representa um significativo estímulo que beneficiará centenas de jovens na região. “O caminho para a melhoria do Brasil passa pela educação. Agora, João Monlevade e municípios vizinhos terão a oportunidade de contar com uma instituição de excelência”, afirma Gleide.
João Monlevade já é um polo regional de Ensino Superior, abrigando a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), bem como a extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e outras instituições particulares. Segundo a deputada estadual Macaé Evaristo, os Institutos Federais estão presentes no país há 15 anos e representam uma conquista para a formação humana e integral dos estudantes.
Atualmente, o Brasil conta com 600 campi, atendendo a 1.437.395 estudantes e oferecendo 10.422 cursos. O Instituto em João Monlevade atendeu aos critérios do governo federal para a região do Médio Piracicaba e será contemplado. A construção de institutos federais está incluída nos investimentos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, conforme informado pela legenda. Gleide Andrade destaca que os governos do presidente Lula e do PT sempre priorizaram a educação superior, proporcionando oportunidades para os jovens brasileiros.