JF registra três casos suspeitos de dupla infecção por Covid e Influenza

Notificações foram enviadas por laboratório privado; PJF informou que investigações epidemiológicas estão em andamento

Juiz de Fora já registra três notificações suspeitas de dupla infecção por Covid-19 e Influenza, a chamada flurona. De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), as notificações foram enviadas à Vigilância Epidemiológica por um laboratório privado, e as investigações epidemiológicas estão em andamento.

A primeira suspeita de flurona foi confirmada pela PJF à Tribuna na noite desta segunda-feira (3). Nesta terça, outras duas suspeitas foram informadas em nota da Secretaria de Saúde. Ainda conforme a pasta municipal, os casos suspeitos de coinfecção por Influenza e Covid-19 não têm relação com os dois casos já confirmados para a variante Ômicron no município.

A Secretaria de Saúde não informou detalhes sobre o estado de saúde dos três pacientes com a suspeita de flurona.

Apesar das suspeitas na cidade, a Secretaria de Estado de Saúde informou que, até esta terça-feira (4), Minas Gerais não tinha nenhum caso de coinfecção confirmado. “A investigação laboratorial de vírus respiratórios ocorre na rotina da vigilância universal da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) Hospitalizado e na Vigilância Sentinela da Síndrome Gripal (SG) e abarca 15 vírus, dentre eles o SARS-COV-2 e o Influenza (subtipos). A pesquisa é realizada pela metodologia de RT-PCR que detecta fragmentos virais na amostra”, explicou a SES, em nota.

Coinfecção não é incomum, mas precisa ser monitorada

De acordo com o infectologista e pediatra Mário Novaes, a associação entre as duas enfermidades não é algo incomum. Em um momento em que há surtos de duas ou mais doenças, é possível que uma pessoa desenvolva mais de uma. No caso da associação entre a Covid-19 e a Influenza, o cenário não é para pânico, mas é preciso estar alerta.

“O paciente pode ficar mais debilitado por ter as duas doenças associadas, mas isso não as tornam mais graves. Mas os casos ainda são raros para termos uma determinação. Por isso é que o paciente precisa saber com qual doença está ou se está com as duas, para tomar as providências necessárias”, avalia o médico.

Conforme Novaes, os sintomas da gripe e da Covid-19 são semelhantes. Tanto a Influenza como a Covid-19 podem trazer febre, tosse, falta de ar, dor de garganta e dor de cabeça. O que difere, normalmente, é o período de duração em cada uma das doenças. “Os sintomas da Influenza são mais rápidos, a febre é mais curta e mais alta, a dor no corpo é mais leve. Já os da Covid são um pouco mais tardios. Associados com os da gripe, devem durar entre dois a três dias e depois vai engatar com a sintomatologia de Covid.”

Casos de Ômicron em JF

Na última segunda-feira, a Secretaria de Esta do de Saúde (SES-MG) e a Secretaria de Saúde confirmaram dois casos de pacientes infectados com a variante Ômicron da Covid-19 em Juiz de Fora. Nesta terça, a Prefeitura informou que os dois pacientes passam bem, assim como seus contatos. Conforme a pasta municipal, as duas pessoas estão assintomáticas e já cumpriram o período de isolamento e quarentena.

Segundo painel de monitoramento da SES, até esta terça-feira, foram identificados 150 casos positivos para a variante Ômicron em todo o estado, incluindo os de Juiz de Fora.

As informações são da Tribuna de Minas, associada da Amirt.

 

Pesquisar