O estádio do Mineirão, em Belo Horizonte é palco do 35º Congresso de Municípios (CMM), realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM). O deputado Federal Jaime Martins (PROS/MG) e seu filho, Bruce Martins (PODEMOS/MG) participaram da abertura do evento nesta terça-feira (19/06) onde estiveram reunidos com os pré-candidatos à Presidência da República, do Governo do Estado, além de prefeitos, vereadores e dezenas de lideranças.
Com o tema: “Cidades: é aqui que eu vivo! O município é de todos”, o evento enfatiza a importância da gestão municipal para o cidadão. Durante o 35° CMM também é apresentando aos gestores, parlamentares, servidores públicos e sociedade, as melhores ferramentas e caminhos a seguir na gestão de uma administração eficaz.
De acordo com Bruce, o Congresso é uma oportunidade para dialogar, traçar metas e propostas. “É nas cidades que as pessoas vivem e que os gestores públicos enfrentam os desafios da falta de recursos, da judicialização da saúde, dos professores sem condições financeiras e estruturais, das forças de Segurança Pública sucateadas”, pontuou.
Ao lado do prefeito de Betim, Vittorio Medioli (PODEMOS/MG), Jaiminho e Bruce visitaram diversos stands, dentre eles, o da Codevasf, do Jornal, “O Tempo” e “Rádio Super Notícia FM”. Em entrevista ao veículo, o deputado foi questionado sobre as dificuldades dos gestores municipais.
De acordo com ele, existe uma deformidade no sistema, pois os recursos ficam quase 60% para o Governo Federal e as obrigações do dia a dia, como a manutenção da cidade, fica ao encargo dos Municípios.
“Assim, o prefeito acaba assumindo muitas obrigações que às vezes são da União e outras do Estado. A Segurança Pública, por exemplo, é uma tarefa do Estado, mas o Município tem que abastecer e fazer a manutenção de viaturas da Polícia, ceder funcionários para que a Delegacia funcione, ou seja, existe uma sobrecarga em cima do Executivo, por isso a necessidade de um novo Pacto Federativo para fazer essa mudança”, destacou o deputado.
Ainda no evento, Jaiminho não se esqueceu do projeto de salvação de Minas Gerais e reforçou seu apoio na chapa de Márcio Lacerda como pré-candidato ao Governo do Estado.
“Acredito no Márcio e se da sua capacidade de administrar. É o melhor nome para conseguir dar jeito em Minas Gerais e acho que posso auxiliá-lo neste projeto”, finalizou.
Postado originalmente por: Portal MPA