Itatiaia: em Londres, Governo de Minas assina acordo de investimentos de R$ 4,4 bi da Anglo American no estado

O governador Romeu Zema assinou, nesta terça-feira (9), em Londres, um acordo com a Anglo American, para investimentos da ordem de R$ 4,4 bilhões no estado até 2025.  A mineradora já atua em Minas e amplia os investimentos para a continuidade operacional do sistema Minas-Rio, que funciona a partir da retirada de minério de ferro em Conceição do Mato Dentro. Segundo a empresa, há uma preocupação em relação as questões ambientais e um foco nas parceiras com a comunidade e o governo.

A empresa apresentou um Plano de Mineração Sustentável com três pilares: ambiente, social e governança com investimentos em conservação de áreas verdes, parcerias para melhorias nos sistemas de educação e saúde e medidas de eficiência energética e geração de energia solar. Também foi apresentado o Relatório de Mudanças Climáticas 2021 que, segundo a mineradora, aponta para o cumprimento da meta de operações neutras em carbono e de redução pela metade das emissões até 2040.

Sistema Minas-Rio

O sistema Minas-Rio é uma operação de exportação de minério de ferro, que começou em 2014, integrada, com mina e usina de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro, na região Central do Estado, um mineroduto com 529 km de extensão e um  terminal dedicado no Porto de Açu/RJ. A capacidade é de 26,5 milhões de toneladas de minério por ano.

As informações são da enviada especial a COP 26, Edilene Lopes

Pesquisar