Itabira incentiva cadeia de descarte consciente

“Em respeito ao nosso todo meio ambiente, Itabira segue no caminho da sustentabilidade, promove educação ambiental voltada para o descarte consciente e o reuso de computadores”.

O Município de Itabira promove o programa de educação ambiental “Transformação Tecnológica: reaproveitando computadores, protegendo o meio ambiente”. A iniciativa pretende promover o reuso de computadores e componentes de informática com foco em hábitos sustentáveis de proteção ao meio ambiente. Essa ação de educação ambiental pretende, assim, fomentar o reuso inteligente de componentes de informática com a inclusão digital.

Deste modo, em um primeiro momento, será orientada a destinação correta de computadores e componentes de informática para posterior reaproveitamento. O que deve gerar uma cadeia de descarte consciente. Chamamos de cadeia, porque, em um segundo momento, os descartes serão matéria-prima para capacitação e inclusão digital.

Após o recolhimento dos componentes doados, estes serão levados para o COMBEM. Em seguida, educandos da entidade terão treinamento objetivo, expositivo e prático acerca de Montagem e Manutenção de Computadores. Serão apresentados todos os temas pertinentes aos tipos de computadores, origem histórica, aplicação, hardwares internos e externos, energia elétrica, softwares utilitários e licenciamento, instalação de sistemas operacionais, manutenção preventiva e corretiva, testes e análises, padrões e tecnologias modernas.

Com isso, além do conhecimento técnico relacionado à manutenção e montagem de computadores, outra questão importante é a conscientização e instrução de como os eletrônicos devem ser descartados e como podem ser nocivos ao meio ambiente. De modo inteligente e sustentável, os componentes serão reciclados e reutilizados, aumentando consideravelmente a vida útil dos dispositivos e evitando agravo de problemas ambientais.

Para viabilizar a educação ambiental do Transformação Tecnológica, estão envolvidos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Conselho Municipal do Bem-Estar do Menor (Combem); ambos em parceria com o Hipermercado Nova Europa, o Supermercado JL e o Supermercado Nova América.

Havendo assim, três etapas diretas:

1. Descarte de computadores e componentes avulsos pela comunidade;

2. Análises e testes desses componentes por facilitadores do COMBEM;

3. Montagem de computadores para doação e uso dos assistidos.

Como aderir?

O cidadão que quiser fazer o descarte de componentes eletrônicos pode doar desde computadores inteiros (tanto desktop – computador de mesa – quanto laptop – computador portátil como notebook e netbook) ou peças avulsas.

Mas antes de doar/descartar, recomenda-se salvar os arquivos pessoais em outro computador. Feito isso, basta levar o computador ou componente em um dos pontos de coleta. Após a doação, o eletrônico não será devolvido e os dados/arquivos existentes serão destruídos.

A partir desta sexta-feira (14), os itabiranos poderão se dirigir às caixas de descarte localizadas nos seguintes pontos:

Hipermercado Nova Europa

Endereço: Avenida Cristina Gazire, 1041, bairro Praia

Horário de funcionamento: 08 às 20:30h

Supermercado JL

Endereço: Travessa Tabelião Waldemar de Alvarenga Lage, 1311, bairro Gabiroba

Horário de funcionamento: 08 às 21h

Supermercado Nova América

Endereço: Rua Raimundo de Souza, 43, bairro Bela Vista

Horário de funcionamento: 07:30 às 20:30h

O que doar – Computadores completos, notebooks, gabinetes, teclados, mouses, processadores, memórias RAM, HD, SSD, placas de vídeo/áudio/rede, fontes de alimentação, cabos de alimentação/VGA/HDMI/SATA, placas-mãe e monitores.

Caso tenha dúvida ou possua grande quantidade de eletrônicos para doação, contate:

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Telefone: (31) 3839-2715

E-mail: meioambiente@itabira.mg.gov.br

Combem

Telefone: (31) 3831-2233 – falar com Alexandra

O post Itabira incentiva cadeia de descarte consciente apareceu primeiro em ITABIRA NOTÍCIA.

Postado originalmente por: Itabira Noticias

%d blogueiros gostam disto: