A declaração do imposto de renda 2022 traz algumas novidades, como a simplificação do preenchimento da declaração. Mais contribuintes vão ter a possibilidade de acessar a declaração pré-preenchida.
De acordo com a Receita Federal, a modalidade possibilitará ao cidadão iniciar o preenchimento do documento já com diversas informações à disposição, como dados de rendimentos pagos por empresas, despesas médicas e o histórico de bens e direitos das declarações anteriores.
Assim, quem usar essa funcionalidade tem menos chance de errar o preenchimento e cair na malha. Possibilita, também, receber a restituição mais rapidamente. E, para quem tem imposto a pagar, significa maior tranquilidade em saber que está pagando corretamente seus impostos.
A disponibilidade da declaração pré-preenchida é possível a partir da autenticação via contas Gov.br. A conta Gov.br é uma identificação que comprova, em meios digitais, a identidade do cidadão, de forma a dar segurança para o acesso a serviços digitais. Ela é gratuita e, tanto cadastro como acesso, podem ser feitos pela internet.
No ano passado, foram 400 mil declarações pré-preenchidas. Para este ano, a previsão da Receita é entre 3 milhões e 4 milhões.
As informações são da Agência Brasil.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil