É ainda no ventre materno que começam os cuidados com a saúde do bebê. E ao longo de toda a infância, os pequenos vão exigir atenção e zelo com a saúde. São vacinas, consultas e exames de rotina, riscos de acidentes e busca por uma alimentação saudável.
A saúde na infância começa desde o pré-natal. Hoje esta preocupação gera impacto até mesmo na economia das cidades e por isso os programas de atenção primária são tão importantes. Dentro deste processo de atenção a saúde a vacinação é um dos processos mais importantes.
Há pouco tempo foi noticiado no Brasil o reaparecimento de algumas doenças que eram consideradas erradicadas, dentre elas o sarampo, a febre amarela e a rubéola. E o que essas doenças têm em comum? Todas são causadas por vírus e podem ser contraídas facilmente caso o organismo não esteja protegido corretamente. Por isso existe a necessidade de ressaltar a importância da imunização.
O aumento da cobertura vacinal é um grande desafio dos órgãos de saúde. Os mitos é um dos pontos que prejudicam. Para se ter uma ideia este é um dos obstáculos referentes a vacinação contra a gripe que sempre fica abaixo da meta preconizada pelo ministério da saúde.
Postado originalmente por: TV Candides