Inverno no Sul de Minas é o mais seco desde 2011, apontam dados do Inmet

Na região, alguns municípios podem ter problemas no abastecimento de água

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelou que o inverno deste ano no Sul de Minas é o mais seco desde 2011. A região está há 100 dias sem registrar uma quantidade de chuva considerável.  Em média, as temperaturas também estão mais altas desde 2006.

Com a diminuição da chuva, aumento do calor e do consumo de água, alguns reservatórios podem ter problemas de abastecimento em cidades da região. Em Campanha, por exemplo, um rodízio emergencial está sendo realizado. Anteriormente, o revezamento encerraria nesta segunda-feira (14), porém pode durar até o dia 22.

Segundo a Copasa, o período de estiagem impactou a vazão do Ribeirão Santo Antônio. Com isso, o rodízio teve que ser feito no município.

Para o Inmet, uma chuva mais expressiva deve ocorrer no final desde mês na cidade. Porém, para reverter à situação do reservatório, a chuva precisa ser frequente e com mais intensidade.

A previsão é que a chegada da primavera aumente o volume das chuvas, contribuindo para que nos próximos meses a situação dos reservatórios de municípios do Sul de Minas melhorem.

Pesquisar