Começou na última segunda-feira (08), o credenciamento das empresas interessadas em participar do programa Internet para Todos, do Governo Federal. A iniciativa tem o objetivo de levar banda larga gratuita para todas as cidades brasileiras através de antenas das companhias prestadoras de Internet.
As cidades interessadas no programa devem encaminhar um ofício ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com o pedido de adesão, além de indicar o local para a instalação da antena. O equipamento vai ser de responsabilidade da empresa de internet credenciada para prestar o Internet para Todos na cidade. Pelo lado da Prefeitura, caberá a administração garantir um terreno seguro e arcar com as despesas de energia elétrica que a operadora consumir.
Os interesses das empresas de banda larga em gerir o programa é proposto pela portaria da Secretaria de Telecomunicações, escrito no ano passado, que fala sobre a demonstração da proposta de atendimento, indicando velocidade, cronograma, estimativa de preço e a tecnologia a ser ofertada.
Todas companhias devem comprovar o atendimento dos requisitos propostos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo do programa Internet para Todos é levar conexão de banda larga de qualidade para todas as cidades do Brasil e um plano acessível de internet principalmente para quem não conta com o serviço em casa.