O projeto Sanear Rural, que começou há cerca de um ano e visa a captação de recursos para implementar o saneamento rural nas propriedades do município de Ipatinga, terá prosseguimento neste ano. Essa informação é do extensionista agropecuário da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Manoel Simões de Barros.
Segundo explicou, o projeto Sanear Rural foi apresentado em 2016 pela Associação dos Agricultores Familiares de Ipatinga (AAGRIFIPA) e a Fundação Banco do Brasil. A gente previu a construção de 100 fossas sépticas e a limpeza de outras 55 que já estão em atividade. Essa solicitação da AAGRIFIPA e Fundação do Banco do Brasil contam com o apoio da Emater e da Prefeitura de Ipatinga, explica.
De acordo com Manoel Simões, o projeto que é executado pela AAGRIFIPA, sob a coordenação técnica da Emater tem o período de 18 meses de execução. Como começamos em 2017, então finalizaremos esse projeto nesse ano ainda. E nós temos ainda vagas para produtores rurais que se interessam em construir fossas sépticas dentro do município de Ipatinga, basta fazer o cadastramento na Emater, informa.
O extensionista agropecuário também explica que, após o cadastro e indicada a localização da propriedade, haverá uma visita da empresa para locação da fossa. A empresa irá com equipamento ao local informado e irá montar a fossa, gratuitamente. E qualquer outra informação que for necessária, a gente pega com a pessoa nessa visita, afirma.
Inoperantes
Manoel de Barros informou que, em Ipatinga, já existem muitas fossas construídas, porém, nem todas são utilizadas de forma adequada e outras foram instaladas em locais irregulares. Tem fossas que estão coletando resíduos de vasos sanitários e também de pia de tanque. Além disso, algumas extrapolam sua capacidade, precisando que sejam limpas. Então tem diversas situações na zona rural que contribuem para que essas fossas fiquem inoperantes, ressalta.
Os interessados em fazer o cadastramento podem procurar a Emater de Ipatinga na rua Mariana, no Centro, 119, sala 204, (em cima da Biblioteca Pública). O telefone para contato é 3821-6147.